sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

O «cromo do dia» - Jorge Plácido

Jorge Manuel Plácido Bravo da Costa nasceu em Luanda a 19 de Junho de 1964. Apesar de ter representado o FC Porto e o Sporting, Jorge Plácido acabou por ficar ligado a clubes mais modestos como o Amora FC ou o Salgueiros. A carreira iniciou-a no Barreirense onde jogou durante 4 épocas antes de aceitar, na época 1981/82, o convite do Amora FC (na foto) que lhe permitiu jogar na antiga I Divisão quando o histórico clube da Margem Sul do Tejo convíveu com os grandes do futebol português. Depois de 2 anos ao serviço do Amora FC, manteve-se a sul do Tejo mas desta vez para representar o Vit. Setúbal. Na época 1985/86 rumou a Trás-os-Montes para jogar no Desp. Chaves e foi aí que o seu fantástico pé esquerdo chamou a atenção dos grandes clubes portugueses. Chegaría ao FC Porto na primeira época pós-Viena e, apesar de pouco utilizado, ficou ligado à conquista da Supertaça europeia e da Taça Intercontinental, além de ter sido campeão nacional. Depois de representar o FC Porto permaneceu em Portugal mais uns meses ao serviço do Sporting antes de rumar a Paris para representar o Matra Racing. Artur Jorge, que apreciava as suas qualidades, recomendou-o ao extinto clube parisiense, onde jogou durante a época 1989/90. Regressaría ao FC Porto na época seguinte, mas como jogava com pouca regularidade, aceitou o convite do Salgueiros que lhe deu a possibilidade de jogar na Taça UEFA na época 1991/92. Acabou por ser decisivo na vitória (1-0) do Salgueiros sobre o Cannes (de Zinedine Zidane) ao marcar o golo da vitória, apesar de os franceses terem seguido em frente após a marcação de grandes penalidades. Ao serviço da Selecção Nacional também ficou na história quando marcou dois golos a Malta no Estádio dos Barreiros. Nesse jogo, disputado no Funchal, os dois golos de Jorge Plácido evitaram uma humilhação maior quando Portugal não foi além de um empate (2-2) frente aos malteses. Em final de carreira, rumou a França para jogar uma época no Créteil antes de ingressar nos Lusitanos de Saint-Maur, nessa altura uma desconhecida equipa de emigrantes lusos. Terminaría a carreira profissional 4 anos depois ao serviço do Saint-Denis, também de França.

3 comentários:

Anónimo disse...

tenho a impressão que a carreira deste jogador está aqui mal contada... quando veio de França foi para o Sporting, pois tinha saido do Porto para frança!!!

bluejeen

Anónimo disse...

Este foi um dos belos negocios "de sistema", Artur Jorge quando saiu do Porto para o Matra fez este clube gastar uma pipa de massa para contratar este jogador mais que mediano. Foi de Chaves para o Porto e do Porto para o Matra, depois veio para o sporting........ Abraço.

zico disse...

primo jorge pah grande irmao
1 abraco aki do teu amigo tenente da marinha zico
forca