domingo, 24 de fevereiro de 2008

A «foto do dia» - O bilhete da inauguração do rebaixamento do Estádio das Antas

Foi um dia histórico para o velhinho Estádio das Antas. A 17 de Dezembro de 1986, ficou concluído um dos mais importantes melhoramentos da sua história: o rebaixamento do relvado. Uma promessa de Pinto da Costa que na altura permitiu aumentar a lotação das Antas para mais de 60 000 espectadores. Apesar dos custos que a obra comportou, o aumento da lotação do estádio permitiu ao clube aumentar as suas receitas de bilheteira e aumentar o número de associados.
O momento da inauguração do rebaixamento foi aproveitado pelo FC Porto para homenagear alguns atletas e para um jogo com o mesmo convidado da inauguração do estádio: o Benfica!
Nessa altura, o FC Porto tinha uma relação cordial com o seu eterno rival, que era dirigido por Fernando Martins, com quem Pinto da Costa ainda hoje mantém excelentes relações. O Presidente dos encarnados não hesitou ao ser convidado por Pinto da Costa para apadrinhar a estreia das novas bancadas e do novo relvado das Antas. O jogo entre as duas equipas estava marcado para as 21h30, mas acabou por começar perto das 23h em virtude da cerimónia que o antecedeu se ter prolongado por mais de 2 horas! A anteceder a partida, um cortejo com atetas e dirigentes onde se destacavam Aurora Cunha, que transportava o estandarte do clube, o bi-bota d'ouro Fernando Gomes, e o capitão da equipa de hóquei em patins, António Alves. A ocasião também foi aproveitada para Fernando Gomes receber das mãos de Silva Resende a Taça de Campeão Nacional, relativa à época 1985/86. Antes do jogo, ainda houve tempo para ser apresentado Walter Casagrande, um internacional brasileiro que representou o Brasil no Mundial do México, mas que nas Antas não teve sorte ao ser vítima de uma grave lesão, acabando mais tarde por revelar toda a sua classe ao serviço dos italianos do Torino.
Quanto ao jogo, e perante um Estádio das Antas lotado, a expectativa era enorme, com os adeptos do FC Porto a esperarem uma vitória depois dos encarnados terem vencido na inauguração do Estádio das Antas (curiosamente, o FC Porto também venceu na inauguração da Luz!). O Benfica apresentava-se nas Antas depois de ter sido copiosamente derrotado, no fim-de-semana anterior, pelo Sporting, nos célebres 7-1, enquanto que o FC Porto vinha de uma estrondosa vitória em casa, perante o Farense, por 8-3! Mas, ao contrário do que o estado de espírito das duas equipas fazia prever, o Benfica acabou por não ser afectado psicologicamente por essa goleada e impôs um empate (1-1) ao FC Porto no tempo regulamentar, com golos de Gomes e Chiquinho. O jogo seria decidido nos pontapés da marca de grande penalidade, com o FC Porto a levar a melhor depois de Mlynarczyck converter o último e decisivo penalti.
Aqui ficam os intervenientes desse histórico jogo:

FC Porto: Zé Beto; João Pinto, Eduardo Luís, André e Quim; Frasco, Jaime Magalhães, Jaime Pacheco, Sousa; Futre e Gomes. (Jogaram ainda: Elói, Madjer, Lima Pereira, Juary, Bandeirinha e Mlynarczyck);
Treinador: Artur Jorge
Benfica: Silvino; Dito, Samuel, Edmundo e Álvaro; Shéu, José Luis, Tueba e Nunes; Diamantino e Chiquinho (Jogaram ainda: Vando, Rui Pedro e César Brito);
Treinador: John Mortimore

3 comentários:

dragao vila pouca disse...

Eu estive lá!Nessa época é preciso recordar fomos campeões europeus.Pena que com aquela equipa não tivessemos ganho também o campeonato nacional,perdido para um Benfica de Mortimore que era bem mais fraco.
Um abraço
PS-Como não confundo as coisa continuarei a vir comentar com todo o prazer.

Anónimo disse...

Amigo:


Isto ainda foi... «ontem».

Faltou fazer referência que a equipa de arbitragem foi dirigida pelo infortunado árbitro internacional portuense (falecido em Maio de 2004), de nome

- JOSÉ GUEDES, nascido, como J M Pedroto, em Lamego (vindo para a cidade do Porto, como este ainda criança);

- Como HOMEN e ÁRBITRO, de uma seriedade inegualável, e portista de coração.

Quem o conheceu bem (e o tem elogiado, como exemplo) foi o Dr. J G Aguiar.

Também, ainda, possuo o bilhete igual a esse com a única diferença que diz... «Sócio Efectivo».

Um abraço


PS. - Como vê, e como prometido, aqui estou a dar «atenção», e com todo o prazer, a este seu «blog» que considero inegualável mesmo, embora «não confunda as coisas»...

Paulo Moreira disse...

Eu ainda tenho guardado o meu bilhete igual a esse que vinha colado no meio de um folheto que tinha varias fotos do rebaixamento do estádio.