quarta-feira, 25 de maio de 2011

Uma época louca!

Agora que o entusiasmo e a adrenalina baixaram, é altura de ilustrarmos com mais algumas fotos a época louca do FC Porto. Tudo o que se disser é pouco para descrever a alegria e o orgulho desta fantástica época do ‘FC Porto de Villas-Boas’ (imagino os ciúmes do Mourinho….). É pena isto já ter acabado, mas isso também é uma forma de voltar a estabelecer objectivos e ganhar estímulos para o futuro. Os 4 troféus conquistados esta época pertencem às vitrinas!
Agora, segue-se uma época em que o FC Porto vai disputar 6 competições, duas delas já em Agosto. Não sei por quem os portistas vão torcer na final da ‘Champions’, o que sei é que este FC Porto merecia desafiar o Barcelona na Supertaça europeia, no Mónaco.
PS1: o departamento que gere as bases de dados da FIFA esclareceu à agência Lusa que a Taça Latina de futebol, que o Benfica conquistou em 1950, «não merece o reconhecimento oficial» do organismo;
PS2: aproveitando o curto período de férias que se avizinha, o ‘Paixão pelo Porto’ vai deixar de ‘postar’ com a frequência habitual, ou seja, regressamos aos ‘posts’ se houver algo na actualidade do FC Porto que o justifique;

«Curiosidades FCP» - O jornal ‘O Porto’ (edição de Setembro de 1978)

Recuperamos uma 1ª página do saudoso jornal ‘O Porto’. Nesta edição, de Setembro de 1978, é dado destaque ao encontro da 2ª mão da 1ª eliminatória da Taça dos Clubes Campeões Europeus 1978/79, jogo entre o FC Porto e os gregos do AEK de Atenas.
Depois do autêntico descalabro da 1ª mão (o FC Porto sofreu uma das mais pesadas derrotas europeias da sua história: 6-1!), era quase impossível eliminar os gregos no Estádio das Antas. Ainda assim, o FC Porto conseguiu limpar a má imagem deixada em Atenas e vencer os gregos por 4-1 (Mavros, aos 32’, Vital, aos 63’ e 83’, Teixeira, aos 79’, e Fernando Gomes, aos 88’).

«Curiosidades FCP» - Dois bilhetes do FC Porto - AC Milan, Liga dos Campeões 1992/93 e 1993/94

Mais dois bilhetes relativos a jogos do FC Porto nas competições da UEFA. Desta vez, recuperamos dois ingressos relativos a outros tantos confrontos do FC Porto com os italianos do AC Milan. Os dois clubes encontraram-se por duas vezes consecutivas nas edições de 1992/93 e 1993/94 da Liga dos Campeões. Na primeira, que marcou a estreia do FC Porto no formato ‘fase de grupos’, os italianos venceram 0-1 (golo de Jean-Pierre Papin, aos 72’), e na segunda, que marcou o nosso acesso às meias-finais da ‘Champions’ 1993/94, registou-se um empate: 0-0.

A «foto do dia» - Lima Pereira

Aproveitando a recente vitória do FC Porto sobre o Vit. Guimarães, na final da Taça de Portugal, recordamos a última vez que os dois clubes se encontraram no Jamor com uma foto do nosso ‘capitão’, António Lima Pereira, a descer a tribuna do Jamor com o troféu que o FC Porto conquistou depois de vencer o Vit. Guimarães, por 1-0 (golo de Jaime Magalhães), na final da Taça de Portugal 1987/88.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

É mesmo o nosso destino!

Esta semana alucinante deixou-me pouco tempo para os 'posts'. Pouco importa, foi quebrado mais um mito! O FC Porto já era o melhor clube português da ‘democracia’ (ciclo pós-Revolução de Abril), com as mais recentes conquistas passa a ser o melhor da história. É o mais importante a reter: o FC Porto ultrapassou o Benfica em nº total de títulos conquistados pelos dois clubes (o bom senso leva-me a considerar a elitista Taça Latina um torneio não-oficial). O “circo” volta em Agosto com mais duas competições em disputa: supertaça europeia e supertaça nacional.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

As contas fazem-se no fim!

Chegou ao fim a aventura do FC Porto na Liga 2010/11. A caminhada foi longa, mas o FC Porto chegou ao fim sem qualquer arranhão. Aliás, chegou ao fim com apenas 3 ferimentos ligeiros: empates com V. Guimarães, Sporting e Paços de Ferreira.
Ontem, o FC Porto conseguiu abstrair-se do frenesim e da excitação ‘pré-Dublin’, ou seja, salvaguardou-se o essencial (não perder!) e venceu-se o jogo.
Agora, seguem-se duas finais em 5 dias. Estou curioso para saber que FC Porto vamos ter nesses dois jogos: uma equipa ‘resultadista’, ou seja, a correr poucos riscos e a jogar pelo seguro, ou uma equipa que privilegia o bom futebol e os golos? Villas-Boas já avisou que nunca abdica do seu estilo….
Como as contas se fazem no fim, é altura de destacarmos algumas curiosidades das estatísticas do FC Porto nesta edição da Liga 2010/11:
- o FC Porto venceu 90% dos jogos que disputou na competição;
- o FC Porto marcou 73 golos na Liga, mais 12 que o Benfica e mais 32 (!) que o Sporting;
- o FC Porto marcou mais 45 (!) golos que o 6º classificado da Liga, o Nacional;
- o FC Porto deixou o Benfica a 21 pontos de distância e o Sporting a 36 (!);
- o FC Porto marcou 43 golos nos jogos que disputou no Dragão, uma média de 2,8 golos por jogo;
- Hulk marcou quase tantos golos (23) como o Olhanense (24) e a U. Leiria (25);
- o FC Porto conquistou 8 goleadas na Liga 2010/11 (8 vitórias por 3 ou mais golos de diferença); Positivo (+):
- o FC Porto terminou a Liga sem qualquer derrota (um feito notável tendo em conta que no futebol moderno as diferenças entre as equipas são cada vez mais ténues, isso torna a margem de imprevisibilidade do jogo cada vez maior);
- os golos do FC Porto: duas grandes assistências (Guarín e James) geraram dois belos golos (Varela e Walter);
- Beto: compensa o facto de ser um guarda-redes baixo (apenas 1,80 m) com um bom posicionamento entre os postes e uma boa leitura dos lances;
- o ritmo médio/baixo que o FC Porto impôs e que o Marítimo não soube contrariar;
Negativo (-):
- desta vez, a defesa subida do FC Porto não revelou a mesma atenção de jogos anteriores: valeu o desacerto dos avançados do Marítimo;

«Curiosidades FCP» - A 1ª vez do FC Porto

Em vésperas do FC Porto defrontar o Sp. Braga, na final de Dublin, recuamos à nossa primeira presença numa final europeia com algumas fotos (em cima, na 1ª foto, vemos os dois ‘capitães’: Fernando Gomes e Gaetano Scirea) da final de Basileia e com os «onzes» que FC Porto e Juventus utilizaram na final da Taça dos Vencedores das Taças 1983/84 (vitória dos italianos, por 2-1).
O FC Porto encontrou em Basileia uma das melhores equipas de sempre da ‘Juve’ (não perdeu nenhum jogo na competição e venceu a Taça dos Clubes Campeões Europeus no ano seguinte): vários campeões do Mundo no ‘Espanha 82’, Michel Platini, Zbigniew Boniek,…. Enfim, uma constelação de estrelas que o ‘FC Porto de Pedroto’ conseguiu bloquear em vários momentos de um jogo que marcou a “emancipação” do FC Porto europeu!
(em cima: Tardelli e Vermelhinho)
Estádio St. Jakob, 16 de Maio de 1984
Juventus: Stefano Tacconi, Sergio Brio, Antonio Cabrini, Claudio Gentile, Gaetano Scirea, Massimo Bonini, Marco Tardelli, Michel Platini, Beniamino Vignola (Nicola Caricola, aos 85’), Paolo Rossi e Zbigniew Boniek;
Treinador: Geovanni Trappatoni;
FC Porto: Zé Beto, João Pinto, Eduardo Luís (Costa, aos 82’), Eurico, Lima Pereira, Sousa, Frasco, Jaime Magalhães (Mike Walsh, aos 64’), Jaime Pacheco, Vermelhinho e Fernando Gomes;
Treinador: António Morais;
Golos: Vignola, aos 13’, Sousa, aos 29’, e Boniek, aos 40’;
- Jaime Pacheco, Paolo Rossi, Sousa e Boniek; - Vignola e Jaime Magalhães;
- Frasco e Boniek;- Sousa e Cabrini;

A «foto do dia» - O bilhete do FC Porto - Ajax, Taça dos Clubes Campeões Europeus 1985/86

Em semana de competições europeias, recuperamos mais um ingresso de um jogo do FC Porto nas provas da UEFA. Recuamos ao nosso primeiro confronto com os holandeses do Ajax com o bilhete que deu acesso ao jogo da 1ª mão, disputada nas Antas a 18 de Setembro de 1985 (em baixo recuperámos também o programa oficial do jogo da 2ª mão: 0-0).
Apesar da equipa orientada por Johan Cruyff, naquela altura, ser uma autêntica ‘dream team’ (John van't Schip, Marco van Basten (na capa do programa oficial), Gerald Vanenburg, Frank Rijkaard, Dennis Bergkamp, Ronald Koeman e Johnny Bosman, entre outros, eram alguns dos craques orientados pelo carismático técnico holandês), o ‘FC Porto de Artur Jorge’ conseguiu vencer os holandeses por 2-0 (golos de Laureta, aos 6’, e Celso, aos 59’).

terça-feira, 10 de maio de 2011

Dublin só para excêntricos!

Não tenho por hábito escrever ‘posts’ sobre assuntos extra-desportivos (não é essa a génese do blog), no entanto, e face à cada vez maior insatisfação que reina nas redes sociais e na nação portista, vejo-me quase obrigado a deixar aqui o meu lamento e a profunda desilusão que se está a abater sobre muitos adeptos que gostariam de marcar presença em Dublin.
Eu também quero ir ver a final da Liga Europa (estou a ponderar viajar desde Lisboa, pois ficará bem mais económico), mas, face aos preços que as agências de viagens estão a praticar, é natural que haja muitos adeptos (já tive conhecimento de várias desistências!) a ponderar assistirem ao jogo pela TV. De facto, não se compreende o oportunismo das agências de viagens. O exemplo mais escandaloso é o ‘Dragon Tour’, uma parceria (?) FC Porto-Cosmos a propor viagens a 640€!!! Por esse preço ficava uma semana em Nova Iorque!
Seria assim tão difícil ao FC Porto conseguir um acordo com uma companhia ‘low cost’ que pudesse levar o maior número possível de adeptos até Dublin? Fica a pergunta…. e o lamento!

segunda-feira, 9 de maio de 2011

O dia era de festa…

São tempos excitantes os que o FC Porto está a viver: vitórias retumbantes, festas em casa do maior rival, reconhecimento internacional,…. Ontem, chegou o jogo da ansiada homenagem e da merecida descompressão. A festa foi bonita, mas os maldizentes que se preparem porque o “circo” ainda vai passar por Funchal, Dublin e Lisboa. Exótico!
Apesar de, nos dias de hoje, o sucesso e a gratidão serem cada vez mais efémeros, este FC Porto vai ficar bem guardado na nossa memória, e isto independentemente do que vier a acontecer na final da Liga Europa e na final da Taça de Portugal. Até lá, os campeões podem-se entreter com mais dois objectivos: chegar ao final do campeonato sem derrotas e “cavar” uma maior diferença de pontos para o Benfica, que continuará imbatível em todas as sondagens que nos são oferecidas nos saraus da SIC e da TVI.

A «foto do dia» - ‘Dublin Arena’

Em contagem decrescente para a final de Dublin, recuperamos uma foto do palco onde o FC Porto disputará a 5ª final europeia da sua história: no belo e ultra-moderno ‘Dublin Arena’ (ou ‘Aviva Stadium’). O horizonte do FC Porto é verde!

«Curiosidades FCP» - A entrega do troféu ao Rodolfo

Como ontem recebemos o troféu correspondente à conquista do título, lembrei-me de recuperar esta foto onde vemos o nosso antigo ‘capitão’ Rodolfo (Fernando Gomes e Freitas também surgem na foto) a receber, das mãos de um representante da FPF, o troféu correspondente à conquista do título 1977/78, um dos mais celebrados e importantes da história do clube.

«Curiosidades FCP» - O João, os fotógrafos e a Taça

Agora que o FC Porto confirmou a sua 5ª presença numa final europeia, é altura de recuarmos à nossa primeira vitória numa final organizada pela UEFA com uma foto do eterno ‘capitão’ João Pinto agarrado à Taça em pleno relvado do Estádio do Prater. Nem os fotógrafos o apanharam!

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Dublin, here we go!!!

Já está! Sete anos depois da final de Gelsenkirchen, o FC Porto está de regresso a uma final europeia. Se recordarmos que tudo começou em 1984 (final de Basileia, frente à Juventus) e que, desde lá, o FC Porto atingiu mais 4 finais, chegamos à conclusão que disputamos (em média!) uma final europeia a cada 5 anos. Clube grande!
Agora, é tempo de começar a preparar uma viagem que não chega a 3 horas de voo, pouco para quem demorou mais de 4 horas a chegar a Sevilha, de autocarro, em 2003. O tempo é de poupança e “vacas magras”, mas vamos lá fazer um ‘forcing’ para esgotar os cerca de 12 mil ingressos (e deve haver sobras de Braga) que a UEFA reservou a cada um dos finalistas. E Dublin até é mais fácil de pronunciar do que Gelsenkirchen…
Ontem, era natural que o FC Porto viesse a passar um mau bocado. Os espanhóis demoraram a “engolir” os 5 golos da 1ª mão e tudo iriam fazer para forçar a ‘remontada’. Como não deve ser fácil controlar um jogo frente a uma equipa como o Villarreal, só restavam duas alternativas ao FC Porto: baixar as linhas e assumir a defesa do 5-1 ou então abordar o jogo como o faz normalmente, ou seja, não abdicando dos seus princípios de jogo e tentando marcar mais golos que o adversário. O FC Porto seguiu à risca as previsões e abordou o jogo de “peito aberto”. Aliás, de peito completamente escancarado: equipa subidíssima no campo e novamente a jogar no limite do fora-de-jogo (este Villas-Boas é um ‘kamikaze’!). É preciso um trabalho de casa muito competente para abordar o jogo desta forma. Isto é o FC Porto a crescer tacticamente. Tragam o caneco!!!
Positivo (+):
- começamos por destacar a forma comovida como James Rodriguez e André Villas-Boas se apresentaram na ‘flash-interview’: lágrimas da nossa alegria!
- a abordagem que Villas-Boas fez ao jogo (mesmo sabendo que corria o risco de sofrer golos, o treinador do FC Porto jogou para ganhar: de falta de coerência não o podemos acusar!);
- é a 5ª presença do FC Porto numa final europeia e a 10ª vez que o clube disputa um troféu internacional (1 final da Taça das Taças, 2 finais da Taça UEFA, 2 finais da Taça/Liga dos Campeões, 3 presenças na Supertaça europeia e 2 presenças na Taça Intercontinental);
- depois de vários jornais e revistas terem colocado o FC Porto no ‘top’ dos melhores clubes mundiais, agora foi a vez da insuspeita e fiável IFFHS nos colocar no pódio logo atrás de Barcelona e Real Madrid;
Negativo (-):
- as lesões de Fernando e Cristian Rodriguez, e o resultado (‘no pasa nada’, pois foi a derrota menos dolorosa da história do clube);

«Curiosidades FCP» - O bilhete do FC Porto - Ferencvaros, Taça dos Vencedores das Taças 1994/95

Hoje, com a ajuda de mais um bilhete, recuamos à última participação do FC Porto na extinta Taça dos Clubes Vencedores das Taças. O ingresso é relativo ao nosso confronto com os húngaros do Ferencvaros, jogo da 1ª mão da 2ª eliminatória da edição de 1994/95 da competição.
Os dois clubes começaram por se defrontar na cidade do Porto, a 20 de Outubro de 1994. Apesar de ser um histórico do futebol de leste, o Ferencvaros saiu goleado das Antas: 6-0! Jorge Costa (aos 15’), Rui Barros (aos 17’), Drulovic (aos 40’ e 60’), Domingos (aos 85’) e Aloísio (aos 87’) foram os autores dos golos daquela que foi uma das maiores goleadas do FC Porto em competições da UEFA.
Uma curiosidade: o húngaro Péter Lipcsei, que chegaria às Antas no ano seguinte, defrontou o FC Porto nessa eliminatória.

«Curiosidades FCP» - FC Porto 1983/84

Aproveitando o apuramento do FC Porto para a final da Liga Europa, recuamos à nossa primeira presença numa final europeia com o «onze» que defrontou a Juventus, em 1983/84, no estádio St. Jakob, em Basileia (vitória dos italianos, por 2-1). Um «onze» do FC Porto constituído apenas por jogadores portugueses. Inesquecível!
Em cima (da esq. p/ dta): Eurico, Lima Pereira, Eduardo Luís, Jaime Magalhães, João Pinto e Zé Beto;
Em baixo (da esq. p/ dta): Vermelhinho, Jaime Pacheco, Sousa, Fernando Gomes e Frasco;

A «foto do dia» - Derlei e Maniche

Hoje, na «foto do dia», recordamos o último apuramento do FC Porto para uma final europeia com uma foto de Derlei e Maniche a festejarem o único golo da renhida eliminatória que o FC Porto disputou frente ao Dep. Corunha, nas meias-finais da ‘Champions’ 2003/04. O golo de Derlei (de grande-penalidade, aos 60’) permitiu ao FC Porto sair do ‘Riazor’ com a vitória (0-1) e com o bilhete para Gelsenkirchen.

«Curiosidades FCP» - ‘El colombiano formado en River’

Ainda a propósito da estrondosa vitória do FC Porto, na semana passada, sobre o Villarreal, recuperamos a primeira página da edição de 29 de Abril do conceituado jornal argentino ‘Olé’, que trouxe à capa uma foto de Falcão a festejar um dos 4 golos que marcou aos espanhóis no Estádio do Dragão.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

O circo não pára!

O ‘compromisso com a vitória’, frase que Villas-Boas tornou célebre no início da época, é de facto o grande ‘slogan’ do FC Porto 2010/11. A saga continua! Mesmo apresentando um «onze» com poucas rotinas, o FC Porto foi capaz de apresentar bom futebol. O país merece que este autêntico ‘circo do FC Porto 2010/11’ chegue ao maior número de localidades possíveis. Ontem, foi a vez de Setúbal desfrutar do futebol do novo campeão. Vitória tranquilíssima de um FC Porto que continua a parecer de outro campeonato.
Positivo (+):
- a alegria e o entusiasmo que o FC Porto revela (nota-se que os jogadores se sentem confortáveis e conseguem desfrutar do jogo);
- o 3º golo do FC Porto: grande abertura de Guarín (cada vez mais confiante), cruzamento de James (nunca é egoísta, apesar da juventude) e finalização de Walter (continua pesado e pouco ágil);
- a postura combativa de Sereno, uma atitude que lhe pode valer um lugar no plantel 2011/12;
- depois de um curto período (após a festa do título) em que os níveis de concentração baixaram, elevando a média de golos sofridos, o FC Porto voltou a deixar um adversário ‘a zeros’;
- a fantástica época do FC Porto continua a ter mais reconhecimento fora de portas, desta vez foi a CNN a distinguir-nos com um 5º lugar no ‘top’ dos melhores clubes mundiais;

«Curiosidades FCP» - O ‘cartoon’ do Murça

Recentemente recordámos aqui algumas curiosidades da carreira de Alfredo Murça. Hoje, recuperamos o ‘cartoon’ que o Francisco Zambujal dedicou ao nosso já falecido ex-lateral-esquerdo.

A «foto do dia» - FC Porto 1986/87

Aproveitamos as mais recentes declarações de Pinto da Costa, que assumiu que este ‘FC Porto de Villas-Boas’ joga tão bem como o ‘FC Porto de 87’, para recuperarmos o «onze» que Artur Jorge utilizou na final do Prater. A foto (em formato de poster) foi oferecida aos leitores da revista holandesa ‘Voetbal Internacional’, numa edição de Junho de 1987.
Em cima (da esq. p/ dta): Mlynarczyk, Eduardo Luís, Celso, Inácio, Jaime Magalhães e João Pinto;
Em baixo (da esq. p/ dta): Madjer, Quim, André, Sousa e Futre;