segunda-feira, 30 de julho de 2012

Há alegria e liderança


O penúltimo jogo de pré-época do FC Porto confirmou as boas impressões com que tínhamos ficado nos jogos frente a Celta de Vigo e Santa Clara. O FC Porto 2012/13 está quase pronto! É uma pena que Danilo e Alex Sandro não estejam desde já disponíveis. Com os dois laterais brasileiros a fazerem a pré-época, o FC Porto 2012/13 já estaria perfeitamente oleado a duas semanas do início oficial da época. 
Pode ser apenas um ‘feeling’, mas a equipa parece mais comprometida e alegre do que no início da época passada. E agora há um verdadeiro líder em campo e fora dele: Lucho Gonzalez (julgo que nunca o iremos ver fazer uma birra ou a ser indelicado com um colega ou um treinador). Não seria surpreendente que, num futuro próximo, o víssemos a assumir funções na estrutura do FC Porto.  
Neste momento, a nossa única preocupação prende-se com o tipo de gestão que será feita com os jogadores do FC Porto mais badalados no mercado (Moutinho, Rolando, Álvaro Pereira,….). Vítor Pereira vai chamá-los a assumir a titularidade, correndo o risco de assistir a uma espécie de esvair do ‘elan’ construído na pré-época, ou vai preferir resguardá-los (é provável que alguns jogadores já não estejam com a cabeça no FC Porto) evitando que a ansiedade causada pelo mercado cause perturbação no grupo? 

«Curiosidades FCP» - Supertaça 1990/91


Continuamos a antecipar o nosso primeiro jogo oficial da época 2012/13 recordando anteriores participações do FC Porto na Supertaça Cândido de Oliveira. Hoje recuamos à edição de 1990/91 da prova com uma foto de Fernando Couto, João Pinto e Vítor Baía, nos festejos que se seguiram à nossa vitória, e com o ingresso que deu acesso a essa Finalíssima, disputada entre FC Porto e Benfica, em Coimbra. 
Esse jogo terminou empatado 1-1 (Isaías, aos 72’, e João Pinto, aos 84’) no final dos 90 minutos, tendo o FC Porto, de Carlos Alberto Silva, derrotado o Benfica, de Tomislav Ivic, nas grandes penalidades, por 5-4. 

A «foto do dia» - FC Porto 1983/84

Hoje recuamos ao FC Porto de José Maria Pedroto com uma foto de um «onze» (só com jogadores portugueses!) que o ‘Mestre’ utilizou durante a época 1983/84.
Em cima (da esq. p/ dta): Eurico, Vermelhinho, Lima Pereira, Eduardo Luís, João Pinto e Zé Beto;
Em baixo (da esq. p/ dta): Frasco, Jaime Magalhães, Fernando Gomes, Jaime Pacheco e Sousa;

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Os miúdos divertem-se!

Mais um jogo de pré-época, mais uma vitória! E a abordagem não foi muito diferente das partidas anteriores: Vítor Pereira voltou a iniciar o jogo com os prováveis titulares (futebol paciente e seguro, mas pouco agressivo no ataque) e lançou os mais jovens no segundo tempo (o jogo tornou-se rápido e imprevisível). Vamos lá ver se conseguimos encontrar equilíbrios de forma a conciliar irreverência e maturidade. Seria excitante (mas pouco provável!) ver jogadores como Iturbe, Atsu ou Kelvin no «onze» habitual do FC Porto. Os miúdos “abanam” qualquer jogo!
De Jackson Martínez o que podemos dizer é que não lhe será difícil garantir a titularidade: o colombiano é potente e no jogo de ‘costas para a baliza’ até parece estar uns patamares acima de Falcão quando este chegou ao FC Porto.
Tudo resumido, chegamos à conclusão que Vítor Pereira tem apenas um problema por resolver até ao jogo da Supertaça: o lateral-esquerdo. Mangala não tem rotinas na posição, principalmente ao nível do posicionamento. Mas com a iminente saída de Álvaro Pereira e a ausência de Alex Sandro, vamos mesmo necessitar de adaptar o francês….

«Curiosidades FCP» - ‘Amsterdam Tournament 2005’


No início da semana recordámos aqui a participação do FC Porto na edição de 1987 do ‘Amsterdam Tournament’. Hoje recuamos à nossa participação na edição de 2005 deste torneio de pré-época com a capa do programa oficial (com 4 representantes de cada um dos clubes participantes na competição: Wesley Sneijder (Ajax), Dennis Bergkamp (Arsenal), Barros Schelotto (Boca Juniors) e Jorge Costa (FC Porto). O FC Porto foi 2º classificado na prova. Aqui ficam os resultados:
Boca Juniors - FC Porto: 0-2 (Hélder Postiga, aos 19’, e Jorginho, aos 71’);
Ajax - Arsenal: 0-1 (Lupoli, aos 87’);
Arsenal - FC Porto: 2-1 (Ljungberg, aos 49’ e 58’, e Lisandro López, aos 37’)
Ajax - Boca Juniors: 0-1 (Calvo, aos 41’); 

A «foto do dia» - FC Porto 1987/88

Recuamos ao FC Porto de Tomislav Ivic com uma foto de um «onze» que o treinador croata utilizou durante a época 1987/88.
Em cima (da esq. p/ dta): Zé Beto, Lima Pereira, Eduardo Luís, Inácio, Jaime Magalhães e João Pinto;
Em baixo (da esq. p/ dta): André, Sousa, Fernando Gomes, Jaime Pacheco e Madjer; 

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Uma desculpa 'à Benfica'!

Não queríamos acreditar quando lemos as razões para a extinção da secção sénior de Basquetebol do FC Porto. Segundo o comunicado do FC Porto, a decisão deveu-se «à actual conjuntura federativa, à forma como o basquetebol tem vindo a ser gerido em Portugal e à actual situação económica". Ou seja, para o FC Porto os culpados são os agentes exteriores. Esperávamos tudo menos uma desculpa ‘à Benfica’. Para nós, a decisão deveu-se ao facto da secção ter sido mal gerida desde a constituição da SAD. Houve muita gente a querer viver como vivem os actuais dirigentes e jogadores da FC Porto Futebol SAD: com salários e prémios desproporcionais face aos objectivos atingidos pela equipa de Futebol e face ao nosso limitado mercado. É um tipo de retribuição salarial que depende demasiado da boa vontade da banca e das emoções geradas pela equipa junto dos adeptos. Uma estratégia legitimada por hábeis apresentações contabilísticas que incluem as sempre abstractas ‘dívidas de longo prazo’! Até quando?  

«Curiosidades FCP» - Troféu Cidade de Sevilha 1992

Continuamos a recordar anteriores participações do FC Porto em torneios de pré-época. Hoje recuamos à nossa vitória no Troféu Cidade de Sevilha, em 1992. Uma edição especial comemorativa da ‘Expo 92’, realizada na cidade que acolheu a prova. Aproveitando a Exposição Mundial, a organização do torneio estendeu a competição a 6 clubes: aos dois da ‘casa’ (Sevilha e Bétis) juntaram-se FC Porto, Barcelona, At. Madrid e Vasco da Gama. Um quadro de prestígio, portanto.
Os 6 clubes foram divididos em dois grupos, com o primeiro classificado de cada grupo a ter direito a disputar a final no Estádio Sanchez Pijuan. O FC Porto foi sorteado no Grupo B, juntamente com Sevilha e At. Madrid (jogo que marcou o nosso reencontro com Paulo Futre).
Com a ajuda da imprensa desportiva espanhola, vamos recuar a esses jogos recuperando também o percurso do FC Porto até à final. Depois de vencer o seu grupo, o FC Porto encontrou na final o vencedor do Grupo A, o Bétis. Aqui ficam os resultados dos jogos da fase de grupos e da final, e os «onzes» que Carlos Alberto Silva utilizou no torneio:
Grupo B
Sevilha - Atlético de Madrid: 1-1 (Simeone, aos 65´, e Schuster, aos 91´)
Sevilha - FC Porto: 0-2 (Paulinho César, aos 13’, e Timofte, aos 90’)
Sevilha: Unzué; Diego, Del Campo, Martagon, Jiménez; Bango, Rafa Paz (Carvajal 45´), Simeone, Marcos, Conte (Pineda 62´) e Suker (Andrades 45´). 
FC Porto: Vítor Baía; João Pinto, Zé Carlos, Fernando Couto, Bandeirinha, Semedo (Timofte 88´), Jorge Couto, Paulinho César (Jaime Magalhães 62´), Rui Filipe, António Carlos e Domingos (André 33´); 
FC Porto - Atlético de Madrid: 2-2 (Paulinho César, aos 17´, Schuster, aos 66´, Timofte, aos 81´, e Juanito, aos 85´)
FC Porto: Vítor Baía; João Pinto, Fernando Couto, Jorge Costa, Bandeirinha; Rui Filipe, Jorge Couto (Tozé 72´), Semedo, André (Jaime Magalhães 60´); Paulinho César (Timofte 72´) e Domingos;
At. Madrid: Abel; Pizo Gómez (Alfaro 46´), Solozabal, López, Juanito, Pedro; Alfredo, Schuster, Orejuela; Paulo Futre (Moya 66´), Sabas;
Final, 21 de Agosto de 1992, Estádio Sanchez Pijuan
Bétis - FC Porto: 0-2 (Domingos, aos 52´, e Timofte, aos 90´)
Bétis: Diezma; Márquez, Ivanov, Ureña (Julio), Monreal, Tab Ramos, Merino, Gabino (Alberto Ríos), Cuéllar (Gordillo), Mel, Kukleta;
FC Porto: Vítor Baía; João Pinto, Fernando Couto, Zé Carlos (Tozé), Bandeirinha; Jorge Couto (Timofte), António Carlos, Semedo; André, Paulinho César (Jaime Magalhães) e Domingos;
Em cima recuperámos alguns títulos da imprensa desportiva espanhola e 3 fotos: a primeira com André e Simeone, durante o Sevilha - FC Porto, a segunda com o ‘capitão’ João Pinto a levantar o troféu, e a terceira com a capa da revista ‘Dragões’, destacando a nossa vitória no torneio.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

O caminho faz-se caminhando


O segundo jogo de preparação do FC Porto não foi muito diferente (o adversário era melhor!) do realizado frente ao Servette, pelo menos na abordagem e nos princípios: pressão alta (uma acção que já parece bem articulada) e tentativa de jogar de ‘pé para pé’ no último terço do campo (neste particular falta afinar o último passe). Tem-nos surpreendido um pouco a estratégia que Vítor Pereira tem escolhido para abordar estes simples jogos de pré-época: a linha defensiva já está muito subida no campo e já há muita ‘pressão alta’ dos médios e dos avançados sobre os adversários. Julgávamos que este tipo de postura só seria utilizada mais tarde (nos últimos 2 ou 3 jogos de pré-época), mas de facto, tratando-se de uma abordagem que envolve algum risco e articulação (principalmente a defesa subida no campo), não é de todo prematuro já estar a ser afinada. E para o aperfeiçoamento ser ainda mais rigoroso, até já há jogadores, como Maicon, Mangala, Fernando, Lucho e Atsu (é mesmo craque!), entre outros, que parecem estar em competição oficial tal a forma destemida e agressiva como têm abordado alguns lances. Isso faz-nos estar relativamente optimistas, pois já se sabe como são as pré-épocas: há balões que esvaziam depressa e outros que vão enchendo, enchendo…. Fica só um reparo em relação ao actual plantel: neste momento Vítor Pereira tem apenas disponíveis para o meio-campo Fernando, Defour, Lucho e os jovens Castro e Pedro Moreira. Parece pouco para quem vai privilegiar um «onze» com 3 jogadores a meio-campo. 

«Curiosidades FCP» - ‘Amsterdam Tournament 1987’


Voltamos a recuar a uma pré-época com um ‘post’ dedicado ao grande FC Porto de Artur Jorge, que se sagrou campeão da Europa em 1987. Recuamos à nossa participação no ‘Amsterdam Tournament’, edição de 1987, recuperando o ingresso (em baixo) do primeiro dia da competição e o cartaz promocional (com os plantéis de Ajax e FC Porto) deste famoso torneio de Verão. Em 1987, o FC Porto participou na prova juntamente com o Ajax, o Torino e o Dinamo de Kiev. A equipa da casa venceu o torneio. Aqui ficam os resultados:
Dia 7 de Agosto de 1987:
Ajax - Torino (2-1)
Dinamo de Kiev - FC Porto (1-0)
Dia 9 de Agosto
Ajax - FC Porto (1-1)
Torino - Dinamo de Kiev (1-0)

sexta-feira, 13 de julho de 2012

‘Time out’ ou ‘end of the game’?


Eis a grande questão que se põe neste momento no universo azul e branco, o fim do basquetebol profissional. A notícia caiu que nem uma bomba, deixando-nos completamente atónitos e incrédulos, pois não era disto que estávamos propriamente à espera. Na simples pele de adepto tenho alguma dificuldade em perceber o que se passa e mais, gostava que o meu clube tivesse mais modalidades desportivas como é o caso do ciclismo, que creio seria uma forma de o promover a baixo custo, numa época do ano em que não existe grande atividade no futebol. No desporto como na vida é tudo uma questão de prioridades e de saber gerir os recursos que temos e quando eles são parcos, como é o caso, são as pessoas e a forma como os gerem que faz toda a diferença. Vamos esperar que esta decisão não passe de um ‘time out’ e que seja encontrada uma solução idêntica à do Hóquei, que permita continuar a competir no escalão profissional, pois não sendo assim, não faz nenhum sentido ter camadas jovens e andar a formar atletas para outros clubes.
Amândio Rodrigues

A «foto do dia» - Rui Barros


Voltamos a recordar a fantástica época que Rui Barros realizou com a camisola do FC Porto em 1987/88 recuperando uma foto (autografada pelo próprio) do ‘pequeno grande jogador’ no antigo Estádio das Antas. 

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Começou a aventura 2012/13!


Aí está o FC Porto 2012/13! Ainda aos soluços (faltam vários internacionais), mas com os hábitos de vitória intactos. O Servette, apesar de ter a preparação bem mais adiantada (inicia a Liga Suiça já amanhã), surgiu em campo com os habituais suplentes. Isso até foi conveniente, pois o seu «onze» mais rotinado iria obrigar o FC Porto a correr mais do que provavelmente desejaria para esta fase da preparação (o primeiro jogo de pré-época nunca deve ser intenso). Mas foi bom começar a ganhar. Algumas notas sobre o jogo:
- o caloiro a quem iríamos prestar mais atenção, Cristhian Atsu, não desiludiu (e a grande disponibilidade que revela para defender vai jogar a seu favor na altura de decidir quem fica no plantel);
- Kléber foi o mais elegante e também o mais letal em campo: dois golos ‘à Van Basten’!
- com o passar dos anos, Lucho perdeu em resistência física o que ganhou em classe e esclarecimento (vai continuar a ser fundamental, pelo menos mais uma época!);
- Iturbe surgiu com um futebol mais agressivo e menos inconsequente do que aquele que apresentou nos poucos jogos que realizou na época passada;  

A «foto do dia» - O ‘cartoon’ do Pedroto


Voltamos às caricaturas do Francisco Zambujal para recordarmos o mítico e carismático José Maria Pedroto. 

«Curiosidades FCP» - Supertaça 1993/94


Continuamos a antecipar o nosso próximo jogo da Supertaça Cândido de Oliveira. Desta vez, recuamos à edição de 1993/94 da prova com uma foto do Domingos (ladeado pelo benfiquista Hélder) em acção na Finalíssima da Supertaça realizada no Parque dos Príncipes, em Paris. Nessa ocasião, o FC Porto, de Bobby Robson, derrotou o Benfica, de Artur Jorge, por 1-0 (golo de Domingos, aos 51’). 

terça-feira, 10 de julho de 2012

O insubstituível e os outros!


A 50 dias do fecho do mercado continuam as dúvidas no plantel do FC Porto 2012/13. Hulk é o principal protagonista deste autêntico ‘countdown’ que vai durar até 31 de Agosto. Neste momento, julgo que só haverá mesmo uma certeza: na próxima época teremos um de dois tipos de Liga, com ou sem Hulk! Sendo o ‘Incrível’ insubstituível, a sua saída obrigaria o FC Porto a mudar o ‘chip’, ou seja, não sendo possível encontrar uma solução no mercado para substituir Hulk, haverá necessidade de modificar a forma como a equipa ataca. Será preciso tempo para trabalhar essa alternativa, mas no final estaremos menos dependentes do ‘Incrível’.  
Na nossa opinião, neste momento haverá apenas dois jogadores (excluindo Hulk, claro!) cujas saídas nos poderiam trazer alguns problemas no imediato: James Rodríguez e Fernando. O primeiro, além de ser jovem e ter imensa classe, permite ao FC Porto diversificar a forma de atacar, mantendo rigor táctico e qualidade; enquanto que o segundo é o único no actual plantel que conhece as rotinas da ‘posição 6’. Para todos os outros o FC Porto guardou alternativas: Rolando (Otamendi e Mangala são os substitutos), Álvaro Pereira (será apenas necessário encontrar um concorrente para Alex Sandro) e Moutinho (o seu ‘clone’, Defour, vai assumir maior protagonismo esta época) têm substitutos.
Mas um problema o FC Porto já resolveu: a chegada de Jackson Martinez (na foto) permite abordar este início de época com 3 avançados disponíveis no plantel. Um ‘upgrade’ em relação à época 2011/12.

A «foto do dia» - Stéphane Paille


Aproveitando a chegada de um novo avançado ao FC Porto, recordamos um ponta-de-lança francês que representou o clube durante a época 1990/91: Stéphane Paille. Apesar de na altura ser um jogador conceituado no seu país (eleito jogador do ano em França, em 1988/89), Paille não teve sucesso na breve passagem pelo FC Porto. «Não podia fazer nada, o Domingos não parava de marcar golos. E também havia o Kostadinov. Os últimos 6 meses foram demasiado longos. Não pude demonstrar o que sabia fazer. Sei que devia ter feito melhor. Era uma outra língua, uma outra maneira de trabalhar. E os treinos com o Artur Jorge eram difíceis, muito duros. Não estive ao meu nível», confessou o francês.

«Curiosidades FCP» - O bilhete do FC Porto - Boavista, Supertaça 2000/01


Começamos a antecipar o nosso primeiro jogo oficial da época 2012/13, relativo à Supertaça Cândido de Oliveira, recuperando um ingresso que deu acesso ao FC Porto - Boavista, da edição de 2000/01 da competição.
Naquela ocasião, o FC Porto de Octávio Machado venceu o Boavista por 1-0 (golo de Jorge Andrade, aos 22’), na final disputada em Vila do Conde. 

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Posfácio

A participação da seleção nacional no recente Europeu foi espetacular e muito acima das expetativas, incluindo as minhas. Se atendermos ao grupo de selecionados, ao selecionador e a todas as circunstâncias que envolveram a equipa o resultado esperado não podia ter sido melhor. Pese embora todas as críticas feitas a Paulo Bento, inclusive aqui neste espaço, a verdade é que fez um bom trabalho e conseguiu criar um espírito de grupo pouco usual e raramente visto na equipa das quinas, sem entrar muito no patriotismo bacoco que durante alguns anos esteve em voga no país. Não tínhamos a obrigação de ser campeões europeus, como em 2004, quando desperdiçámos a oportunidade de o fazer e que provavelmente não se irá repetir tão cedo. Terminar esta competição no pódio e ir muito além da verdadeira dimensão do país, do desporto em geral e do futebol em particular, são dois domínios onde nos podemos bater com os melhores olhos nos olhos, apesar de continuarmos a empobrecer diariamente e a afastarmo-nos cada vez mais de uma Europa do Norte moderna e onde a igualdade social não é uma simples retórica e, já agora, onde o futebol não é o ópio do povo.
Amândio Rodrigues

A «foto do dia» - Jaime Magalhães

Dedicamos mais uma foto a uma lenda portista dos anos 80: Jaime Magalhães. Fundamental na consolidação do FC Porto a nível nacional e europeu. 

«Curiosidades FCP» - O programa oficial do Portadown - FC Porto, Taça dos Clubes Campeões Europeus 1990/91

Recuperamos mais um artigo alusivo a um jogo do FC Porto nas competições da UEFA. Desta vez recuamos à eliminatória que disputámos frente aos semi-profissionais do Portadown, um simpático e modesto clube da Irlanda do Norte que se cruzou com o FC Porto na 1ª eliminatória da Taça dos Clubes Campeões Europeus 1990/91.
Depois de vencer os norte irlandeses, em Setúbal (devido à interdição das Antas), por 5-0, o FC Porto foi ao ‘Shamrock Park’ golear a frágil equipa do Portadown por 8-1 (‘poker’ de Madjer: marcou aos 9’, aos 15’, aos 33’ e aos 55’; Fraser, aos 36’; Semedo, aos 40’; Stéphane Paille, aos 50’ e aos 79’; e Jorge Couto, aos 81’).