sexta-feira, 10 de agosto de 2007

O «cromo do dia» - Pedroto

Apesar de ter sido um grande jogador, julgo que José Maria Pedroto foi ainda melhor como treinador. Para esta opinião muito contribuem as memórias mais recentes, de finais dos anos 70, quando Pedroto levou o FC Porto ao título depois de 19 anos de jejum. Certamente que os mais velhos terão excelentes recordações do Pedroto jogador que foi um dos pilares da equipa que foi campeã nacional com Yustrich em 1955/56 e com Bella Guttman em 1958/1959.
José Maria Pedroto nasceu no dia 21 de Outubro de 1928 em Almacave, Lamego. Jogou nas camadas jovens do FC Porto e do Leixões e já como sénior, ao cumprir o serviço militar, jogou no Lusitano de VRSA. Foi nessa altura que despertou a cobiça dos grandes e o Belenenses contratou-o em 1950 mas dois anos depois esteve envolvido numa transferência recorde para a altura ao ser adquirido pelo FC Porto. Em 1960, Pedroto torna-se o primeiro treinador português com curso superior iniciando a carreira ao comando das camadas jovens do FC Porto. O sonho da altura era chegar a técnico principal do FC Porto mas antes passou por clubes de menor dimensão como a Académica e o Leixões, e foi no clube de Matosinhos que foi vitíma da única chicotada psicológica da sua carreira. Em 1966 torna-se treinador principal do FC Porto mas foi apenas numa segunda passagem pelo clube que obteve as suas maiores vitórias como treinador depois do sucesso no Vit. Setúbal e no Boavista. No Vit. Setúbal obteve alguns dos melhores resultados da história do clube, sendo uma vez vice-campeão, uma vez finalista da Taça, e obtendo excelentes prestações nas competições europeias. No Boavista obteve um excelente 2º lugar no campeonato e venceu 2 Taças de Portugal. Na segunda passagem pelas Antas venceu dois Campeonatos e uma Taça de Portugal, e acordou o clube para o combate contra o centralismo dos clubes da capital.
Pedroto era um treinador com excelentes capacidades técnicas associadas a um discurso agressivo, por vezes incendiário, que mobilizava jogadores e adeptos. A partir daí nada foi como dantes. Depois de Pedroto o FC Porto venceu 15 campeonatos!
Neste cromo, já como treinador, surge ao serviço do Vit. Setúbal.
Vamos recordar algumas frases do Mestre:


"É tempo de acabar com a centralização de todos os poderes na capital".
"No FC Porto não há contestatários maricas, nem os problemas se levantam, porque nunca chegam a existir".
"Jorge Nuno Pinto da Costa, para além de ser um cidadão respeitável, afirmou-se como um competentíssimo dirigente. A ele se deve, em grande parte, a projecção que o FC Porto atingiu, a nível nacional e europeu. O tempo há-de fazer-lhe justiça."
"O verdadeiro calcanhar de Aquiles do nosso futebol reside no simples facto de quase todos pensarmos que, quando saímos dos estádios, já não somos profissionais de futebol".
"Estamos na mediania no conceito europeu. Relativamente ao futebol de alta competição, temos meia dúzia de jogadores com grande classe".
"Oliveira é um dos melhores jogadores de todos os tempos".
"Não tenho dúvidas de qualquer espécie de que ao Artur Jorge não faltará onde trabalhar e que, em qualquer parte, triunfará. Mas também acredito que vai ser no FC Porto que ele acabará por se revelar como um homem predestinado para a direcção e comando de equipas de futebol".

Sem comentários: