sexta-feira, 12 de outubro de 2007

A «foto do dia» - Equipa de Hoquei de 1936

É, a par do futebol, a modalidade que mais títulos internacionais conquistou para o clube. O FC Porto venceu, por duas vezes, as três competições internacionais a nível de clubes: a Taça CERS, a Taça das Taças e a Taça dos Campeões Europeus. Um feito que partilha com quatro clubes espanhóis: o Barcelona, o Noia, o Liceo da Corunha e o Réus. Apesar de ter vencido por 2 vezes estas 3 provas internacionais, o FC Porto é o clube europeu com mais finais perdidas na modalidade: 10! E foi vice-Campeão Europeu 8 vezes!
A nível nacional o clube soma o maior número de títulos em Seniores, Juniores, Juvenis, Iniciados e Infantis: 63 títulos!
O Hóquei em Patins, uma das modalidades mais acarinhadas pelos sócios do FC Porto, iniciou a sua actividade no clube no ano de 1955, mas foi muito antes dessa data que o hoquei do FC Porto começou a dar os primeiros passos. Na foto, a equipa de 1936 que, ainda sem patins, deu as primeiras vitórias ao clube na primeira variante da modalidade jogada em Portugal: o hoquei em campo!

1 comentário:

Unknown disse...

Amigo Ricardo Vara:


Quem disse ao amigo que esta foto respeita a uma equipa de... hóquei patins?

É do hóquei campo dos (aí, talvez) anos 30.

Fica, como homenagem de «escola»
do dirigismo ao «nosso» presidente mas que, todavia, entretanto... esqueceu.

Foi esta modalidade extinta há uns bons 15 anos.

Ora, como ele preside ao Clube há 25...

Curiosa é a «promessa» feita pelo Dr. José Eduardo Pinto da Costa, que diz, só voltar a ser associado do Clube quando este voltar a ter hóquei campo...

E sabe de quem se trata, não sabe?


Um abraço.