Apesar da próxima final da Taça de Portugal marcar a nossa 26ª presença no Jamor, a verdade é que o FC Porto continua atrás dos seus dois maiores rivais no que a conquistas da Taça de Portugal diz respeito (contabiliza apenas 13 triunfos). Para esse registo, muito terá contribuído o jejum pelo qual o FC Porto passou depois da competição ter substituído o antigo Campeonato de Portugal. Isto porque só na década de 50 é que o FC Porto conquistou a sua primeira Taça. Apesar de ter vencido 4 Campeonatos de Portugal (competição que antecedeu a Taça de Portugal), o FC Porto só conquistou pela primeira vez a Taça na época 1955/56, ou seja, 17 anos depois do início da competição.
Além de terem marcado a entrada do FC Porto na lista dos vencedores da prova, os anos 50 também testemunharam a segunda vitória do FC Porto na competição, em 1957/58. A unir estes dois triunfos, surge uma lenda do FC Porto das décadas de 50 e 60: Hernâni. Foi ele o autor dos golos com que o FC Porto derrotou o Torrense, em 1956, e o Benfica, em 1958.
Três golos importantíssimos e que marcaram o percurso deste extraordinário «box-to-box». Para muitos, o jogador mais completo da história do FC Porto.
Sem comentários:
Enviar um comentário