domingo, 10 de maio de 2009

«Curiosidades FCP» - Hernâni e a Taça de Portugal

Apesar da próxima final da Taça de Portugal marcar a nossa 26ª presença no Jamor, a verdade é que o FC Porto continua atrás dos seus dois maiores rivais no que a conquistas da Taça de Portugal diz respeito (contabiliza apenas 13 triunfos). Para esse registo, muito terá contribuído o jejum pelo qual o FC Porto passou depois da competição ter substituído o antigo Campeonato de Portugal. Isto porque só na década de 50 é que o FC Porto conquistou a sua primeira Taça.
Apesar de ter vencido 4 Campeonatos de Portugal (competição que antecedeu a Taça de Portugal), o FC Porto só conquistou pela primeira vez a Taça na época 1955/56, ou seja, 17 anos depois do início da competição.
Além de terem marcado a entrada do FC Porto na lista dos vencedores da prova, os anos 50 também testemunharam a segunda vitória do FC Porto na competição, em 1957/58. A unir estes dois triunfos, surge uma lenda do FC Porto das décadas de 50 e 60: Hernâni. Foi ele o autor dos golos com que o FC Porto derrotou o Torrense, em 1956, e o Benfica, em 1958.
Apesar de não ter sido um avançado, Hernâni surgia por diversas a finalizar perto da área adversária (marcou 136 golos em 277 jogos para o campeonato nacional). Este antigo médio-centro do FC Porto possuía todas a características que o futebol moderno mais valoriza: força, técnica, velocidade e entrega ao jogo. Um «todo o terreno» que, naquela altura, também servia de referência para colegas e treinadores que representavam o FC Porto. Uma responsabilidade que Hernâni sempre assumiu e que viu ser premiada com os golos que deram ao FC Porto as suas duas primeiras Taças de Portugal. Hernâni marcou dois golos ao Torreense, quando o FC Porto, de Dorival Yustrich, venceu pela primeira vez a prova, em 1955/56 (nessa época, Hernâni foi o 3º melhor marcador do FC Porto no campeonato, atrás de Jaburu e António Teixeira), e voltou a repetir a proeza dois anos mais tarde, marcando o único golo do FC Porto, de Otto Bumbel, na final do Jamor, frente ao Benfica.
Três golos importantíssimos e que marcaram o percurso deste extraordinário «box-to-box». Para muitos, o jogador mais completo da história do FC Porto.

Sem comentários: