quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

É a cultura de vitória!

Já tínhamos saudades da ‘febre de Quarta-feira à noite da Liga dos Campeões’. Apesar do FC Porto nos ter “habituado mal” (mantemos o recorde de presenças na prova, ex-aequo com o Manchester United), continuamos a ter boas sensações quando ouvimos o hino da ‘Champions’ no Estádio do Dragão. Será que o vamos ouvir na próxima época? A ver…
Hoje, não se jogava apenas a 1ª mão de uma eliminatória entre uma equipa inglesa e uma equipa portuguesa. Tratava-se, fundamentalmente, de um confronto entre dois estilos distintos de jogo. Curiosamente, enquanto que este Arsenal joga ‘à antiga portuguesa’ (futebol apoiado com ‘bola de pé para pé’), o FC Porto de Jesualdo Ferreira continua a privilegiar um estilo mais próximo do anglo-saxónico (transições rápidas suportadas por força e potência física de alguns jogadores), um tipo de jogo que sofreu uma espécie de ‘upgrade’ com a chegada de Rúben Micael.
Hoje, o FC Porto não jogou melhor nem pior que o Arsenal. Jogou com mais empenho (às vezes no limite da agressividade), coragem, atitude, espírito de sacrifício… Enfim, com mais coração!
Só dessa forma é que seria possível contrariar o autêntico carrossel de posse de bola do meio-campo do Arsenal. O FC Porto conseguiu-o, mas agora tem que se preparar mentalmente para a intensidade e paixão com que os ingleses abordam os jogos europeus disputados no seu estádio. Aquilo é um futebol vertiginoso que não vai ser nada fácil de contrariar. Ou seja, o FC Porto vai ter que marcar golos em Londres. E nada garante que, marcando 1 ou mesmo 2 golos, o FC Porto aceda aos ‘Oitavos’. Quem desafia o Arsenal no ‘Emirates Stadium’ não pode apresentar uma postura contida e expectante, senão…
Agora, vamos ver como é que o FC Porto se vai apresentar frente ao Sp. Braga. Depois dos frenéticos e desgastantes 90 minutos de hoje, vai haver muita gente que não vai ter frescura física e mental para abordar mais um jogo decisivo em tão curto espaço de tempo. Complicado!
Positivo (+):
- a cultura de vitória do FC Porto, que lhe permite, mesmo não jogando bem, ter ambição e espírito de conquista;
- a sagacidade (na marcação do livre indirecto que deu origem ao segundo golo do FC Porto), humildade e espírito de sacrifício de Rúben Micael, que entendeu que hoje seria tão útil a defender como tem sido a atacar;
- a entreajuda entre toda a equipa do FC Porto;
- a postura do FC Porto na 2ª parte e, em particular, nos últimos 20 minutos (o 3-1 esteve sempre na mente dos jogadores, que nunca se limitaram a defender a vantagem mínima);
Negativo (-):
- a dificuldade do FC Porto em defender os lances de bola parada (o alto e possante Bendtner nunca foi devidamente anulado);
- as entradas no «onze» de Raúl Meireles e Hulk não tiveram o impacto desejado (a este nível é quase obrigatório estar fisicamente a 100%);
- a ausência de Belluschi retirou ao FC Porto qualidade de passe na primeira zona de construção;

4 comentários:

Anónimo disse...

se a vitoria foi um facto importante, para mim, os golos que o porto marcou deram-me um enorme gozo.

Espero que passemos a eliminatoria, o porto merece voltar a estar nos quartos.


O Hulk, infelizmente, tem esta época dada como perdida.

Este Ruben Micael tem sem duvida talento, mas, como ainda é novo, ainda ferve em pouca água !

fiquem bem !

Luis Miguel

GdI disse...

Caro Amigo e Portista,

Certamente, já terás conhecimento de um movimento que está já em marcha com a finalidade de se levar a cabo uma acção de protesto perante toda esta vergonha desportiva que temos visto no decorrer desta época, mas que se pretende ordeira e pacifica, e a realizar na próxima 3ª feira, dia 23 de Fevereiro, às 18h na sede da Liga Portuguesa de Futebol Profissional de Futebol, na cidade do Porto.

Porque pretendemos que esta acção, envolva o maior número de adeptos Portistas, numa acção concertada, jamais vista até hoje, e promovida apenas e só por Portistas «anónimos», precisamos do teu apoio para tornar este nosso sonho possivel, enquanto responsável que és deste teu espaço azul-e-branco na 'internet'.

Posto isto, o que te queremos propor é muito simples:

- aceitas publicar no teu espaço um anúncio que te encaminharemos em breve e mantê-lo em 1º plano até à próxima 3ªfeira, como acção publicitária do referido movimento?

Outras acções estão já também a ser ponderadas para ocorrer no próximo fim-de-semana desportivo na cidade do 'Dragão', mas porque não sabemos se essas poderão vir ainda a ser colocadas em prática, dado o pouco tempo útil já disponivel, no minimo, queremos levar a efeito e concretizar esta acção conjunta na 'internet' Portista.

Portanto, aceitas ou não este nosso repto para aderir a este movimento?

Necessitamos da tua resposta o mais urgente possivel!

O tempo urge... estamos em contra-relógio, por isso, esperamos rapidamente pela tua resposta.

Junta-te a nós... vamos mostrar como até hoje nunca aconteceu, publicamente, toda a força das gentes 'anónimas' do melhor clube Portuguôes, o (nosso) FC Porto!!!

Cumprimentos,
blog GDI - um dos aderentes do movimento"

R.Moreira disse...

Força Porto!!! Força Hulk!!! Confio
que ainda irás jogar mais uns jogos
na Liga dos Campeões!!!Quiçá até á
final em Madrid!!!...
...CONTRA TUDO E CONTRA TODOS...
...FC PORTO ATÉ Á MORTE...

Anónimo disse...

E que tal este blogue ( articulado com outros) promover a redacção de uma carta dirigida às embaixadas da Roménia e Brasil ( com cópia para o Presidente da FPF e Secretário Estado do Desporto) pedindo-lhes a sua atenção para este estranho caso ???