segunda-feira, 26 de abril de 2010

«Curiosidades FCP» - O Juary do Inter

Aproveitando a fantástica exibição que o Inter de José Mourinho realizou no jogo da 1ª mão da meia-final da ‘Champions’, recuperamos algumas fotos de um ex-jogador do FC Porto que, no início da década de 80, também representou os ‘interistas’, Juary.
O suplente mais útil da história do FC Porto representou o actual clube de José Mourinho em 1982/83. Depois de duas boas épocas ao serviço do Avellino (marcou 13 golos na ‘Serie A’ com a camisola deste modesto clube italiano), Juary foi contratado pelo histórico clube de Milão.
No entanto, as coisas em Milão não lhe correram de feição, pois devido à pouca utilização no «onze» (Alessandro Altobelli e Hans Muller eram os preferidos do técnico Rino Marchesi para formar a frente de ataque do Inter) Juary acabou por marcar apenas 2 golos na ‘Serie A’.
Recentemente, este ex-avançado do FC Porto confirmou isso mesmo em entrevista à imprensa portuguesa: «No Inter foi um ano para esquecer em termos de futebol, pois não consegui praticamente render nada. Aprendi muita coisa a nível humano, mas futebolisticamente não aprendi nada».
Logo na época seguinte, Juary seria cedido ao Ascoli. Antes de chegar ao FC Porto, em 1985/86, ainda representou outro clube italiano, a Cremonese.
Recentemente, o mais recordado 12º jogador da história do FC Porto regressou a Itália para orientar os Juvenis do Avellino. «Deixei uma marca e as pessoas ainda perguntam por que é que eu não volto a jogar para ajudar o clube, mas com 46 anos e dez quilos a mais já não dá. As pessoas gostam muito de mim», confessou o ex-avançado do FC Porto.
Em cima, recuperámos algumas fotos que marcaram a curta passagem de Juary pelo Inter de Milão. Na última (em cima), surge em pleno ‘Giuseppe Meazza’ a festejar um importante golo que marcou ao AZ Alkmaar na 2ª eliminatória da extinta Taça dos Vencedores das Taças (derrota do Inter, em Alkmaar, por 1-0 e vitória em Milão por 2-0, com golos de Juary e Altobelli).

Sem comentários: