sexta-feira, 3 de outubro de 2008

«Curiosidades FCP» - A 'Acta de Instalação' de 3 de Agosto de 1912

Hoje recuperamos um relato escrito de uma reunião, entre FC Porto e Leixões, que teve lugar na secretaria do FC Porto a 3 de Agosto do longínquo ano de 1912. Os dois clubes reuniram-se para discutirem a formação de uma associação de clubes que pudesse organizar e regular o fenómeno desportivo na altura designado por «football».
Apesar de terem sido convidados vários clubes do Norte do país, apenas FC Porto e Leixões se fizeram representar, o que naturalmente fez com que várias resoluções fossem adiadas para uma nova reunião que teve lugar uma semana depois, ou seja, a 10 de Agosto de 1912.
Além do relatório da conferência entre os dois clubes, no documento surgem também as fotos dos delegados presentes na primeira reunião: José António Afonso Barboza e Hernâni Soares da Rocha, por parte do Leixões, e João António Gonçalves da Cal e Joaquim Pereira da Silva, por parte do FC Porto.
Na acta pode ler-se: «Aos três de Agosto de mil novecentos e doze reuniram na secretaria do Football Club do Porto, à Rua Anthero de Quental numero trezentos e cincoenta e oito, dois delegados do Leixões e dois do Football Club do Porto, a convite deste último club, afim de discutirem as vantagens que adviriam, para o desenvolvimento do jogo de football do Norte de Portugal, da Federação de todos os clubs, formando-se uma associação que procurasse, não só a confraternização inter clubs, que é um dos melhores factores do progresso do sport, mas também elaborasse todos os regulamentos necessários a dar autoridade moral e oficial aos concursos ou matches que de futuro venham a realizar-se...»

Sem comentários: