domingo, 5 de outubro de 2008

O «cromo do dia» - Romeu

Romeu Fernando Fernandes Silva nasceu a 4 de Março de 1954 em Vila Praia de Âncora.
Este antigo avançado do FC Porto foi dos poucos jogadores a ter o privilégio de representar os 3 grandes portugueses: FC Porto, Sporting e Benfica.
Romeu iniciou a carreira no 1º de Maio de Lourenço Marques, depois de ter partido com os pais para Moçambique. Antes de voltar ao nosso país, ainda representou outro clube desta ex-colónia portuguesa, o Sporting da Beira. O primeiro contacto com o FC Porto deu-se logo no ano do seu regresso a Portugal. Com apenas 18 anos de idade, Romeu foi treinar à experiência na equipa de juniores do FC Porto mas acabou por ser dispensado e vincular-se ao Vitória de Guimarães. Depois de se afirmar no Vitória, chegou a oportunidade de representar o primeiro clube grande, o Benfica, entre 1975 e 1977. Regressou a Guimarães na época seguinte e chegaría ao FC Porto em 1979/80 depois da conquista do bicampeonato com José Maria Pedroto. Apesar de o FC Porto ter terminado aí o seu longo período de jejum no que a títulos diz respeito, Romeu acabou por não se sagrar campeão nacional porque representou o FC Porto precisamente naquele intervalo de títulos entre 78/79 (último título com Pedroto) e 84/85 (primeiro título com Artur Jorge).
Romeu representou o FC Porto durante 4 épocas, entre 1979/80 e 1982/83. Apesar de não se ter sagrado campeão nacional, foi preponderante na manobra ofensiva do FC Porto de Hermann Stessl e de José Maria Pedroto. No FC Porto foi utilizado em várias posições do ataque, como extremo-esquerdo, como avançado e até como organizador de jogo. Durante esse período, foi um dos principais municiadores dos avançados do FC Porto. Mike Walsh, Jacques e Fernando Gomes, entre outros, marcaram muitos golos após passes de Romeu.
Depois de jogar no Benfica e no FC Porto, Romeu chegaría ao Sporting na época 1983/84, representando o clube de Alvalade durante 3 épocas. Já em final de carreira, ainda representou o Salgueiros, onde foi orientado pelo amigo e antigo companheiro do FC Porto, Rodolfo Reis, e o Amora, da 2ª Divisão nacional.
O «Cenourinha», como ficou conhecido, também foi internacional por Portugal em 19 ocasiões, 8 em representação da Selecção de Esperanças e 11 pela equipa principal.
Depois de terminada a carreira profissional, foi um dos escolhidos por Marinho Peres para o acompanhar em vários clubes que o brasileiro orientou no nosso país, entre eles o Sporting, o Vit. Guimarães e o Beleneneses. Mais tarde, Romeu veio a assumir funções de técnico principal em clubes mais modestos, como o Torreense, o Paredes ou o Olivais e Moscavide.

Sem comentários: