quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Acúrcio, 1931-2010

Desapareceu mais uma das referências portistas da década de 50. Acúrcio, o guarda-redes que também foi avançado (!) da equipa de Hóquei em Patins, faleceu no passado Sábado, com 78 anos.
Na memória dos mais velhos ficará para sempre guardado o momento em que este antigo guarda-redes do FC Porto se tornou no maior protagonista de um célebre Belenenses-FC Porto. Nessa partida, Acúrcio foi autor de um golo de baliza a baliza! A proeza ocorreu na última jornada do campeonato nacional da época 1957/58, em jogo que terminou com uma vitória do FC Porto sobre o Belenenses, por 1-3 (com golos de Matateu, Carlos Duarte, Jaburú e… Acúrcio!).
Ao serviço do FC Porto, Acúrcio foi campeão nacional em 1955/56 (era suplente do guarda-redes Pinho, no plantel de Dorival Yustrich) e 1958/59 (como titular no «onze» de Bella Guttman), tendo ainda vencido as Taças de Portugal relativas às épocas 1955/56 (também com Yustrich) e 1957/58 (com Otto Bumbel).
Uma curiosidade: depois de deixar o FC Porto, em 1961 (cedeu a titularidade na baliza a outro mítico guarda-redes portista, Américo), Acúrcio rumou a Moçambique para se dedicar em exclusivo (!) ao Hóquei em Patins, como Jogador-Treinador do Desportivo de Lourenço Marques.
Em cima, recuperámos uma capa de uma edição da histórica revista «Ídolos do Desporto» (onde o nome de Acúrcio surge, erradamente, escrito com ‘S’) e uma foto da equipa que se sagrou campeã nacional com Bella Guttman, em 1958/59, onde surge aquele altíssimo ex-guarda-redes do FC Porto.
Em cima (da esq. p/ dta.): Acúrcio, Luís Roberto, Miguel Arcanjo, Monteiro da Costa, Barbosa e Virgílio;
Em baixo (da esq. p/ dta.): Carlos Duarte, Hernâni, Noé, Teixeira e Osvaldo Silva;

Sem comentários: