segunda-feira, 10 de maio de 2010

«Curiosidades FCP» - O homem que levantou a Taça em 1967/68

A uma semana de defrontarmos o Desp. Chaves na final da Taça de Portugal, recordamos o homem que ergueu o troféu aquando da nossa vitória na edição de 1967/68 da competição, Custódio Pinto.
Apesar de ter representado o FC Porto durante 10 épocas consecutivas, este antigo ‘capitão’ portista (assumiu definitivamente a braçadeira na época 1966/67) conquistou apenas um troféu com a camisola do FC Porto, precisamente a Taça de Portugal que ergueu (na foto) na tribuna do Jamor em 1968.
O «cabecinha d’ouro» (alcunha que lhe foi atribuída devido a um fantástico jogo de cabeça que lhe valeu muitos golos) chegou às Antas em 1961/62 (era Jorge Orth o técnico do FC Porto) e por lá permaneceu durante 10 épocas consecutivas.
Apesar de no seu currículo só constar aquele troféu, Custódio Pinto teve o privilégio de se cruzar com duas gerações distintas de históricos jogadores do FC Porto, pois foi colega de Américo, Virgílio e Hernâni, entre outros, no início da década de 60, e ainda jogou ao lado de Rolando, Pavão e António Oliveira no início dos anos 70.
Em cima, também recuperámos a capa do programa oficial (uma publicação da FPF que custou apenas 1$!) daquela final da Taça de Portugal disputada entre o Vit. Setúbal e o FC Porto (vencemos 2-1, com golos de Valdemar e Nóbrega).

Sem comentários: