segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

«Curiosidades FCP» - Juary e os ‘Meninos da Vila’

Hoje, nas «Curiosidades FCP», recordamos o percurso de Juary ao serviço do histórico Santos, do Brasil. O mais famoso e influente suplente da história do FC Porto (era o perfeito 12º jogador: pacato e sempre motivado!) representou o ‘clube de Pelé’ logo no início da sua carreira profissional.
Ao serviço do Santos, Juary conquistou apenas um campeonato paulista (1978). No entanto, o ex-avançado do FC Porto foi um dos símbolos da famosa equipa do Santos apelidada de ‘Meninos da Vila’ (Juary, Pita e João Paulo formavam o trio de miúdos mais famoso do futebol brasileiro de então), que encantou o Brasil em finais da década de 70. Era o ‘show da garotada’!
No Santos, Juary começou por ser utilizado a extremo-direito. No entanto, o repentismo e a facilidade de remate que revelava depressa o levaram a zonas mais próximas da baliza. Foi como avançado-centro que se tornou o melhor marcador (30 golos) do campeonato paulista e ajudou o Santos a conquistar a prova, em 1978. Esse foi o primeiro título conquistado pela equipa da Vila Belmiro após a saída de Pelé.

Sem comentários: