segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

A saga continua!

E vão 24 jogos sem perder. O FC Porto de Villas-Boas continua a sua saga de invencibilidade em 2010/11. E são apenas 3 empates concedidos até ao momento. Em termos estatísticos, isso traduz-se numa percentagem de vitórias a rondar os 88%. Notável!
Até agora, os sorteios da Taça têm sido generosos para o FC Porto: foram 3 jogos frente a equipas de divisões inferiores. Ainda assim, o jogo frente ao Juv. Évora foi daqueles a que deu prazer assistir. O FC Porto jogou com desenvoltura e entusiasmo.
Após o jogo frente ao Benfica, referi aqui que Villas-Boas iniciava um novo ciclo que implicava gerir o deslumbramento e o sucesso do FC Porto 2010/11. Isso tem sido conseguido, mas deixo apenas um reparo: a invencibilidade não deve ser pretexto para colocar em causa a confortável vantagem que o FC Porto conquistou no campeonato. Com o CSKA, Villas-Boas devia fazer descansar mais de meia-equipa.
Agora, vamos ter que esperar por Paços de Ferreira para fazer uma avaliação definitiva a este ciclo que o FC Porto viveu ‘pós-10ª jornada da Liga’. Vamos lá ver se conseguimos jogar bem e manter a invencibilidade na estreita e exígua Mata Real.
Quanto à Taça de Portugal, nos Quartos-de-final é provável que o FC Porto encontre um adversário forte. Para mim, qualquer um serve desde que o jogo seja no Dragão. Além do ‘factor casa’ ainda fazer alguma diferença em jogos da Taça de Portugal, isso também significava disputar 3 jogos consecutivos em casa (os Quartos-de-final jogam-se a 12 de Janeiro, ou seja, a meio de uma semana em que o FC Porto tem 2 jogos em casa para o campeonato, frente a Marítimo e Naval) e evitar campos enlameados, jogando no melhor relvado que existe no nosso país.
Positivo (+):
- a postura do FC Porto, que respeitou sempre o seu adversário e nunca desacelerou;
- James Rodriguez: o miúdo já é a melhor alternativa a Varela (será precipitado lançá-lo de novo a titular na sempre agreste Mata Real?);
- João Moutinho: a postura de sempre e o golo que tanto procurava ;
- mesmo não realizando uma exibição exuberante, Álvaro Pereira foi fundamental ao trazer equilíbrio e consistência táctica à equipa;
Negativo (-):
- o único ponto menos positivo no jogo de ontem terá sido o excessivo tempo de jogo que Villas-Boas deu a alguns habituais titulares (a Falcão e Moutinho, principalmente);

2 comentários:

Remígio Manuel Silva da Costa disse...

A invencibilidade é virtuosa porque trás motivação acrescida. Mas não é mais que estatística que incomoda a concorrência quando a invocamos nosso favor.

O jogo contra o Juventude foi sério, sendo que a diferença entre ele e o que a equipa tem que fazer num treino de preparação antes de uma partida mais complicada não tenha existido grande diferença.

Não prevejo uma alteração radical na equipa para o jogo do CSKA, pensando mesmo que, para além dos titulares utilizados no sábado, vão regressar Rolando e Belluschi, mantendo Jámes Rodriguez nos titulares. De acordo com as incidências da partida, entrarão então os três que a lei concede. Isto, porque, há que entrosar a equipa para ao jogo em Paços,esse sim que gostaríamos de ganhar.

Rui Saraiva disse...

Olá!
Tal como vós, sou um portista de alma e coração e totalmente dedicado ao nosso grandioso clube :)
Estou a iniciar um projecto em homenagem ao nosso clube, na área onde me sinto bem, que é o design e como tal venho pedir-vos uma ajuda, se é que é possivel!
Estou a desenhar graficamente todas as camisolas da história do nosso FC Porto e preciso de imagens dos equipamentos (pode ser imagens em pleno, ou sem ser em jogo, mas quanto mais nitidas e grandes melhor, pois dou muita importância aos detalhes) desde actuais até as mais antigas que me possam arranjar.
Não sei se estão interessados em contribuir para este projecto, mas claro que serão feitas referências a todos os que ajudarem.
Aqui fica o meu pedido, esperando uma resposta vossa, tanto negativa como positiva :)
E já agora parabéns pelo vosso blog, está fantástico :)
Já agora, fica aqui o link do meu blog: www.minhacamisolaazul.blogspot.com

Cumprimentos

Poooooooooooooooooooooortoooooooooooooooo!