segunda-feira, 21 de março de 2011

«Curiosidades FCP» - A dupla Gomes/Oliveira e o bi-campeonato

Já aqui dedicámos vários ‘posts’ a António Oliveira e a Fernando Gomes (mais ao Bi-Bota, claro!). Hoje, recuperamos mais algumas fotos destes dois históricos jogadores do FC Porto e recordamos a importância que ambos tiveram no bi-campeonato (1977/78 e 1978/79) que o FC Porto conquistou no final dos anos 70.
Além de terem sido dos jogadores mais utilizados por Pedroto nesses dois campeonatos, Gomes e Oliveira também foram os maiores goleadores da equipa, sendo responsáveis, naquelas duas épocas, por mais de metade dos golos que o FC Porto marcou na competição. Enquanto que Gomes somou 52 golos (25+27) naquelas duas edições da Liga, Oliveira foi responsável por 35 golos (19+16). No seu conjunto, os dois avançados do FC Porto marcaram 87 golos nas edições de 1977/78 e 1978/79 da Liga portuguesa. Tendo em conta que o FC Porto marcou 151 golos nesses dois campeonatos, isso significa que os nossos dois históricos avançados foram responsáveis por quase 60% dos golos que o FC Porto somou nessas duas ligas. Notável!

3 comentários:

Daniel Gonçalves disse...

Não esquecer que o Ademir, só em 77/78, e o Duda nas 2 temporadas também contribuíram com uma boa dose de golos nesse bicampeonato, formando, juntamente com o Oliveira e o Gomes, um quadro atacante de luxo.

R.Moreira disse...

Boas ...
Foi com estes 2 que começei a amar e a vibrar com o nosso FC Porto !!!

Anónimo disse...

Sem dúvida, para nós, os ÚLTIMOS grande jogadores (portugueses) do FC Porto.

Atrás deles só PAVÃO, HERNANI e PINGA!!!

Por coincidência, acabando os dois num dos nossos rivais. O sporting!

O porquê (embora das motivações diferentes) pergunte-se ao, na altura (e ainda actual),presidente do Clube!