quinta-feira, 3 de março de 2011

O tira-teimas da estatística

Antes de gozar um curto período de férias (voltamos aos ‘posts’ logo após o CSKA de Moscovo - FC Porto, da 1ª mão dos Oitavos-de-final da Liga Europa), o ‘Paixão pelo Porto’ faz aqui uma curta análise ao ciclo que vivemos actualmente.
A constante troca de argumentos entre Villas-Boas e Jorge Jesus é pretexto para olharmos um pouco para o mais fiável dos avaliadores, a estatística. A verdade é que neste momento encontramos poucas razões para a euforia que se vive em torno da campanha do nosso maior rival na Liga. Limitemo-nos aos factos: ao compararmos os principais ‘itens’ que normalmente acompanham este tipo de estatísticas, verificamos que o ‘FC Porto de Villas-Boas’ supera o ‘Benfica de Jesus’ (estamos a referir-nos ao da época passada, o tal que era considerado “estratosférico” pela imprensa indígena!) em quase todos eles.
Comecemos pelo mais importante e decisivo: a diferença de pontos na Liga. Enquanto que, actualmente, a vantagem do FC Porto atinge os 8 pontos (na prática são 9), na época passada, à passagem da mesma 21ª jornada, o ‘Benfica de Jesus’ penava para cavar uma diferença para o 2ª classificado (apenas 1 ponto de vantagem sobre o Sp. Braga).
Mas é na consistência defensiva e no resguardo da sua baliza que o FC Porto rebenta com a escala! Neste momento, soma apenas 4 pontos perdidos e 7 golos sofridos no campeonato. Um registo avassalador e que esmaga o conseguido pelo ‘Benfica de Jesus’, na época passada, à passagem da mesma 21ª jornada: 11 pontos perdidos e 11 golos sofridos. Ou seja, o ‘FC Porto de Villas-Boas’ tem mais 7 pontos que o sobrevalorizado Benfica da época passada. Incomparável!
De facto, as ausências de Falcão e Álvaro Pereira condicionaram um pouco o jogo do FC Porto e acabaram por coincidir com aquele curto período em que esteve em jogo a nossa continuidade na Taça da Liga e na Taça de Portugal. Agora, o FC Porto parece estar a voltar àquelas exibições empolgantes do primeiro terço da época. Em boa altura o faz, pois aproxima-se um ciclo decisivo no campeonato e na Liga Europa. Vêm aí tempos excitantes!

2 comentários:

Diogo disse...

Factos são factos, e contra estes não há argumento possivel! Este ano estamos imparáveis no campeonato e não fossem as lesões e tenho a certeza que ainda estavamos melhor!


eternomagnifico.blogspot.com

Anónimo disse...

Este ano estamos imparáveis a todos os níveis. Na teoria e na pratica.