quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

«Curiosidades FCP» - O percurso do Mly

Já recordámos, no «cromo do dia», o guarda-redes que pegava na bola com uma mão e com a outra pedia aos companheiros para avançarem no terreno. Um gesto clássico do Mly!
Mlynarczyc é, juntamente com Vitor Baía, Américo, Mihaly Siska e Barrigana, um dos cinco melhores guarda-redes de sempre da história do FC Porto.
Depois de iniciar a carreira, demorou 9 anos até chegar a um grande clube polaco: o Widzew Lodz. Antes de representar esse histórico do futebol polaco, Mlynarczyc jogou em clubes de menor dimensão, primeiro no Dozamet Nowa Sól, depois no BKS Bielsko e, antes de ingressar no Widzew Lodz, no Odra Opole, também da Polónia. Chegaria ao FC Porto vindo dos franceses do Bastia, que na altura era último classificado do campeonato francês, o que deixou algo intrigados os adeptos do FC Porto, com a contratação de um guarda-redes que nessa altura estava (mal) habituado a sofrer golos. A apreensão não se confirmou, com o polaco a revelar-se um titular indiscutível pela segurança e tranquilidade com que defendia a baliza do FC Porto. Nesta foto, no Estádio das Antas, surge vestido da forma como nos habituámos a vê-lo, e como melhor o recordamos, de camisola amarela e calção preto.

3 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Ricardo Vara:


Correcta e justa a lembrança neste grande valor do Clube que, quanto a mim, foi, e juntamente com Cubillas, foi dos melhores profissionais, não portugueses, que passaram pelo FC Porto.

Isto nos «nossos» dias.

Já agora, aos referidos grandes guarda-redes da história do Clube, que concordo, poder-se-ia juntar:

- LINO MOREIRA (primeiro guarda-redes campeão);

- SOARES DOS REIS (campeão, internacional e dirigente);

- ACÚRCIO (campeão e internacional também no hóquei patins); e

- PINHO (campeão e internacional também no andebol de 11);


PS. - Já agora visite «página»
«Honorato Alves» (Brasil-Angola)
e, se possível, «copie» uma foto da equipa do FC Porto, de 1949, que eu depois ajudo a «colocar»
os nomes dos jogadores.

dragao vila pouca disse...

Grande Józef!Ainda o estou a ver na final de Tóquio contra o Penãrol a tirar a neve dos olhos, naquela que considero juntamente com a de Brondby, as duas melhores exibições do internacional polaco ao serviço do F.C.Porto.

Anónimo disse...

Para mim (desculpem o sacrilégio), o melhor gurda redes que vi jogar ao serviço do nosso clube. E notem que não nasci ontem...
madjer87