quarta-feira, 12 de março de 2008

O desafio da 3ª época

Jesualdo será o 3º treinador a fazer a 3ª época consecutiva, durante a presidência de Pinto da Costa, no comando técnico do FC Porto, e já tem um desafio: fazer melhor que Artur Jorge e Fernado Santos que, na 3ª época, não conseguiram ser campeões!
Apesar de a fasquia agora ficar mais alta, não é fácil receber a confiança de Pinto da Costa para treinar o FC Porto na terceira época consecutiva, um privilégio que o Presidente só deu a Artur Jorge e Fernando Santos. Merecerá Jesualdo essa confiança? Mesmo que não vença a Taça de Portugal, o FC Porto mostrou melhorias relativamente à época anterior. O bom futebol manteve-se e comparando, por exemplo, com o FC Porto de Co Adriaanse, a equipa está neste momento muito menos exposta ao erro e, enquanto que com o holandês o futebol do FC Porto não tinha uma característica que saltasse à vista, com Jesualdo o FC Porto tem princípios de jogo bem definidos: segurança defensiva e transições rápidas para o ataque!
Apesar de ambos os treinadores privilegiarem o golo e o futebol de ataque, com Jesualdo Ferreira a equipa ficou mais equilibrada e rigorosa. Apesar de Co Adriaanse ter vencido campeonato e Taça de Portugal, o FC Porto nessa altura era capaz do melhor e do pior. Por isso, na próxima época não são de esperar surpresas quanto ao futebol praticado pelo FC Porto. É previsível que a equipa mantenha a qualidade de jogo sempre de mão dada com a segurança defensiva. Quanto ás imprevisíveis eliminatórias da Liga dos Campeões, será ingrato julgar Jesualdo por duas eliminações nos Oitavos-de-final. Depois da fase de grupos, a sorte é preponderante para ficar entre os 8 melhores da Europa e essencial para chegar à Final.

1 comentário:

Anónimo disse...

Num clube como o FC Porto até eu se entendesse um pouco de futebol seria campeão.