quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

«Curiosidades FCP» - A estreia na 'Champions' 1995/96

Em semana de Liga dos Campeões, recordamos outro jogo do FC Porto na competição. Recuamos à nossa estreia na edição de 1995/96 da 'Champions League' com a capa do programa oficial do Nantes-FC Porto e com o ingresso, que custou 130 francos (aproximadamente 20 euros), que deu acesso ao jogo do 'La Beaujoire'.
Nessa época, o FC Porto foi sorteado no Grupo A, juntamente com o campeão francês (Nantes), o campeão grego (Panathinaikos) e o campeão dinamarquês (Aalborg). A presença do Aalborg em fase tão adiantada da prova foi consequência da desqualificação do Dinamo de Kiev. Os ucranianos, apesar de terem derrotado o campeão dinamarquês na eliminatória de acesso à fase de grupos, foram desqualificados pela UEFA depois do árbitro espanhol López Nieto ter denunciado uma tentativa de corrupção. A UEFA nomeou o Aalborg como natural substituto do campeão ucraniano na fase de grupos da competição.
Ditou o sorteio que o FC Porto, de Bobby Robson, defrontasse o Nantes na 1ª jornada da fase de grupos. O jogo do 'La Beaujoire' disputou-se a 13 de Setembro de 1995 e terminou empatado (0-0). O FC Porto apresentou-se em França sem correr demasiados riscos porque do outro lado estava uma equipa que nessa altura dominava o futebol francês e, na estreia na competição, era fundamental não perder. Claude Makelele, Cauet, Reynald Pedros, Carotti, Patrice Loko, Gouvernnec, N'Doram, Ouédec e Roman Kosecki, entre outros, era alguns dos internacionais que faziam parte do plantel dos campeões franceses. Uma geração que marcou o futebol francês e que o FC Porto acabou por não conseguir superar nos dois jogos que realizou frente ao Nantes.
Depois de empatar em França, o FC Porto venceu (2-0) o Aalborg, foi derrotado (0-1) pelo Panathinaikos e empatou (0-0) em Atenas. Ou seja, uma vitória sobre o Nantes, no jogo das Antas, era fundamental para o FC Porto ascender a um dos dois primeiros lugares do grupo e garantir o acesso aos Quartos-de-final. No entanto, as duas equipas voltaram a empatar (2-2) e o FC Porto acabou por cair para o 3º lugar do grupo. Na última jornada, um empate (2-2) na Dinamarca, frente ao Aalborg, terminou com a nossa participação nessa edição da 'Champions'. Quanto ao Nantes, acabou por ser a grande sensação da prova ao atingir as meias-finais. Os franceses superaram o Spartak de Moscovo, nos Quartos-de-final, e só foram eliminados pela Juventus, que venceu a competição.

Sem comentários: