sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

A sobranceria de 'nuestros hermanos'

Apesar de não ter sido propriamente uma surpresa, a arrogância dos espanhóis voltou a fazer-se sentir nos dias que antecederam o At. Madrid-FC Porto. A forma confiante como os jogadores do Atlético, e a imprensa de Madrid, abordaram a 1ª mão da eliminatória frente ao FC Porto, só pode ser explicada pelo entusiasmo de verem a sua equipa em fase tão adiantada da prova.
Já tinha sido assim em 2004, dias antes do FC Porto ir à Corunha vencer (1-0) o Deportivo, na 2ª mão da meia-final da Liga dos Campeões 2003/04. Também nessa altura, o 'AS' e a 'Marca' consideravam o 'Depor' super-favorito a passar a eliminatória. Contudo, esse entusiasmo, apesar de contagiar os adeptos e a equipa, nunca teve correspondência dentro de campo. Tal como em 2004, o FC Porto foi superior!
O excesso de confiança dos espanhóis voltou a ficar bem demonstrado nas capas dos dois diários desportivos de Madrid, no dia do jogo entre Atlético e FC Porto.
A 'Marca', além do destaque dado a Raul, também trouxe à capa uma foto de Diego Forlan com duas garrafas de Vinho do Porto. 'Quieren acabar con el Oporto de un solo trago', era a frase que acompanhava a foto com o avançado do At. Madrid. Quanto ao outro diário desportivo de Madrid, o 'AS', além da entrevista com Robben, colocou na 1ª página uma declaração de Kun Aguero. 'Será una noche mágica', vaticinava o genro de Diego Maradona.
Provavelmente, os jogadores do At. Madrid, e a imprensa desportiva da capital espanhola, não se preocuparam em olhar para o historial e actual ranking europeu das duas equipas. Se assim fosse, o atrevimento que revelaram na véspera do jogo teria sido transformado em precaução. Isto porque, além de estar melhor posicionado no ranking da UEFA, o FC Porto possui o triplo dos títulos internacionais do At. Madrid. Os espanhóis são apenas o 44º classificado do ranking da UEFA (o FC Porto é 18º) e venceram apenas dois troféus internacionais (o FC Porto já venceu 6!). Será que vão ser mais prudentes no jogo da 2ª mão?

Sem comentários: