São 27 anos a separar estas duas fotos. A primeira, com Ilídio Pinto e António Vale, mostra-nos a primeira Taça de Portugal conquistada pelo Hóquei em Patins do FC Porto, em 1982/83. A segunda, regista a recente atribuição do 'Dragão de Honra' ao principal responsável pelos êxitos da secção de Hóquei em Patins e único dirigente que está no FC Porto há mais tempo do que Pinto da Costa, Ilídio Pinto.É curioso que, apesar de ter no seu palmarés um sem número de troféus nacionais, Ilídio Pinto iniciou a saga vitoriosa do Hóquei em Patins com a conquista da Taça dos Vencedores da Taças, em 1981/82 (primeiro ano da presidência de Pinto da Costa).
O Hóquei em Patins iniciou a sua actividade no clube em 1955 mas teve que esperar mais de 25 anos pela conquista do primeiro título.


O 'Sr Hóquei em Patins' serve o clube há, salvo erro, 36 anos. Em 1973, assumiu o comando da secção de Hóquei em Patins (que acumulava com outras funções) e a partir daí criou-se uma mística à volta da modalidade muito semelhante à que encontramos hoje no futebol do FC Porto. Uma cultura ganhadora que foi, em grande parte, incutida pelo actual Vice-Presidente do clube.
Foram 52 títulos, nacionais e internacionais, desde a estreia, em 1982, com a vitória na Taça das Taças, até ao Heptacampeonato, em 2008. Uma média impressionante de 2 títulos por época!
O que é mais espantoso é que, depois de tantos anos de vitórias, Ilídio Pinto continua a contagiar toda a secção com a sua dedicação e paixão pela modalidade. O 'Dragão de Honra' assenta-lhe bem!
3 comentários:
Amigo Ricardo Vara,
Não é Carlos Realista na foto junto com Ilídio Pinto, mas sim António Vale. Realista jogava no Sporting e só viria para o F. C. Porto na época 1985/86.
Cumprimentos,
Rogério Paulo Almeida
Tem razão Rogério. No jornal de onde retirei a foto também diz António Vale. Não sei porquê mas quando escrevi o 'post' estava com o Carlos Realista na cabeça. Mas já corrigi. Obrigado.
Ainda sobre o Realista:
Trabalha numa entidade bancária (antigo Totta e Açores) na Av. dos Aliados.
Colabora com a formação há anos e tem já o filho a jogar nos Inicia- dos (salvo êrro).
Mas não lhe perguntem sobre a pers-pectiva futura do óquei portista que ele não responde... só sorri.
Um abraço
PS. - O Vale está muito doente. Do-ença coronária. É «obra» valonguen-se mas «dragão» de corpo e alma.
Enviar um comentário