sexta-feira, 20 de março de 2009

«Curiosidades FCP» - Rolando, 40 anos depois

Apesar do FC Porto ser uma autêntica escola de defesas centrais, este ano optou por reforçar o centro da defesa no mercado nacional, adquirindo o jovem central Rolando. O ex-jogador do Belenenses chegou ao FC Porto de forma discreta, mas hoje é um parceiro inseparável de Bruno Alves no centro da defesa. Não é habitual uma dupla de centrais ser tão alta (ambos com 1,90m) e, ao mesmo tempo, complementar-se tão bem. Uma bela surpresa no FC Porto 2008/09.
Esta época, e após aquelas 3 derrotas consecutivas, foi Rolando a dar o primeiro grito de revolta quando, aos 70 minutos de jogo, 'desbloqueou' o jogo de Kiev.
Perante a natural afirmação do parceiro de Bruno Alves, somos obrigados a recuar mais de 40 anos e a outro defesa central (também foi utilizado a médio defensivo) de nome 'Rolando', um dos mais saudosos 'capitães' de equipa do FC Porto.
Rolando foi um extraordinário defesa central que representou o FC Porto durante mais de uma década, entre as épocas 1963/64 e 1975/76. O seu perfil de líder depressa deixou marca no balneário, tornando-se uma voz de comando no FC Porto da década de 60 e inicíos dos anos 70.
Apesar de fazer uma dupla fantástica com Bruno Alves, o 'actual' Rolando ainda não atingiu o estatuto que o ex-'capitão' do FC Porto exibia. O 'antigo' Rolando (na foto) foi “apenas” um dos jogadores mais carismáticos de sempre em toda a história do clube.
No entanto, como nessa altura o FC Porto andava afastado dos títulos, Rolando ficaría apenas associado à conquista da Taça de Portugal 1967/68. Uma escassez que esperamos não vir a afectar o 'actual' Rolando.

Sem comentários: