segunda-feira, 23 de março de 2009

«Curiosidades FCP» - Cubillas entre Maradona e Pelé

Hoje, no 'paixaopeloporto.blogspot.com', voltamos a recordar um dos jogadores mais esquecidos do nosso futebol, mas que para muitos foi o melhor jogador estrangeiro que já actuou em Portugal: Teófilo Cubillas.
Antes de chegar ao nosso país para vestir a camisola nº 10 do FC Porto, o perúano foi considerado, em 1972, o melhor futebolista a actuar na América do Sul. Uma distinção que teve origem numa escolha feita por vários jornalistas sul-americanos e que tinha o objectivo de promover os jogadores daquele continente. À semelhança do que já acontecia na Europa, onde a 'France-Football' elegía o melhor jogador europeu, também na América do Sul foi criada esta votação, que já premiou outros 'monstros' do futebol sul-americano, como Pelé (Brasil), Maradona (Argentina), Elías Figueroa (Chile) e Enzo Francescoli (Argentina), entre outros.
Esta eleição teve início em 1971, quando Lázaro Candal, cronista do jornal 'El Mundo', decidiu eleger o melhor jogador sul-americano.
Através de uma votação feita por jornalistas de diversos países, a América escolhería o seu melhor futebolista, numa distinção reconhecida pela Federação Internacional de Futebol e pela Confederação Sul-Americana de Futebol.
Em 1972, Cubillas foi eleito através de uma votação que envolveu a participação de 15 jornalistas, e que teve o seguinte resultado final:
1º Teófilo Cubillas (Alianza Lima): 41 pontos
2º Pelé (Santos): 32 pontos
3º Jairzinho (Botafogo): 28 pontos
4º Tostão (Vasco): 16 pontos
5º Ademir da Guia (Palmeiras): 15 pontos
Além de ter sido considerado o melhor jogador sul-americano, Cubillas também foi, nessa mesma época, o melhor marcador da Taça Libertadores. Os golos foram uma aptidão que o perúano continuou a revelar quando chegou ao FC Porto.
Apesar de não ser um avançado, Cubillas tinha facilidade em chegar à área adversária e aplicar o seu forte pontapé, que também utilizava na marcação de livres directos (uma curiosidade: o perúano é o 4º mais bem sucedido marcador de livres directos em Campeonatos do Mundo, atrás de Pelé, David Beckham e Rivelino).
No FC Porto, foi o goleador da equipa em 1975/76, com a sensacional marca de 28 (!) golos marcados (Gomes e Seninho, por exemplo, marcaram apenas 10 golos nessa época).
No entanto, além de ter sido votado o melhor jogador sul-americano em 1972, Cubillas também foi nomeado pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) um dos melhores futebolistas sul-americanos de todos os tempos. Esta entidade colocou Cubillas numa lista de 20 jogadores que incluía, entre outros, Pelé (Brasil), Maradona (Argentina), Alfredo di Stefano (Argentina e Colômbia), Mário Kempes (Argentina) e Zico (Brasil).
É pena que, num país como Portugal, onde abundam as referências a Eusébio e aos «cinco violinos», não seja dado o devido destaque ao antigo nº 10 do FC Porto e da Selecção do Perú.

Sem comentários: