quarta-feira, 18 de março de 2009

O FC Porto 2008/09 'nasceu' em Kiev

Depois dos ciclos complicados das últimas semanas, é altura de fazermos um balanço do que tem sido, até ao momento, a (excelente) prestação do FC Porto.
Apesar da época ter sido iniciada em pleno Verão, foi no Inverno de Kiev que o FC Porto 2008/09 começou a ganhar vida. Esse jogo, além de ter marcado uma viragem numa série de maus resultados, foi uma injecção de adrenalina na equipa e nos próprios adeptos. Foi como se a época tivesse começado naquele preciso momento, aos 90 minutos de jogo, quando Lucho Gonzalez marcou o golo da vitória (2-1) do FC Porto sobre o Dinamo. Foi nesse jogo, em Kiev, que o FC Porto ganhou convicção sobre o seu próprio valor.Animicamente, a equipa atravessava o pior momento desde o início da época. O FC Porto vinha de duas derrotas para o campeonato (Leixões e Naval) e, na jornada anterior da 'Champions', tinha sido derrotado em casa pelo Dinamo de Kiev. O que fazer depois de 3 derrotas consecutivas? Mudar de treinador ou esperar que a equipa desse a volta? O FC Porto esperou! Afinal, a época estava apenas a começar e o apuramento para os Oitavos-de-final da 'Champions' ficava em aberto se... o FC Porto vencesse em Kiev!
Se bem se recordam, o FC Porto iniciava aí um ciclo de jogos que podia condicionar toda a época. Depois de derrotado por Leixões, Naval e Dinamo de Kiev, o FC Porto deslocava-se à Ucrânia e, 3 dias depois, jogava em Alvalade a continuidade na Taça de Portugal.
Não sabemos o que terá acontecido depois daquelas 3 derrotas mas o que é certo é que o FC Porto só voltou a perder na vulgar Taça da Liga. Uma impressionante série de bons resultados que nos garante o primeiro lugar do campeonato (o FC Porto chegou a ter 7 pontos de atraso para o Benfica!), os Quartos-de-final da 'Champions' e a Meia-final da Taça de Portugal. Notável!
No entanto, o jogo de Kiev não marcou apenas o regresso ás vitórias. Nesse jogo, os jogadores mostraram que estavam, definitivamente, ao lado do treinador. Sabendo que Jesualdo atravessava um momento delicado, os jogadores entraram em campo determinados a vencer o Dinamo. Só uma grande equipa conseguia apresentar aquela postura ambiciosa depois de 3 derrotas consecutivas. Fomos a Kiev resgatar o carácter e a cultura de vitória dos tricampeões!

PS: não resisti a trazer aqui uma declaração de Gaspar Ramos (antigo responsável pelo futebol do Benfica) feita à 'Antena 1': «O Benfica tem vindo a demonstar intranquilidade e irregularidade exibicional, fez um ou outro jogo mais conseguido, nomeadamente com o FC Porto, talvez pela motivação dos jogadores, um pouco ao estilo das equipas pequenas»!

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Ricardo,

O que os portistas ainda não se convenceram é que Jesualdo Ferreira é um excelente treinador. Depois da “era Mourinho” é sem dúvida o melhor de todos.
Não espanta que a imprensa benfiquista ande já a espalhar boatos sobre a possível saída de J. Ferreira.
Quanto à época em si nada ainda está ganho, mas sem dúvida o nosso treinador conseguiu (e consegue) como ninguém gerir os chamados “picos de forma” como dizia Artur Jorge. Jesualdo gere a equipa para atingir bons patamares de jogo a partir de Outubro/Novembro. Normalmente essa é a altura crítica tanto no campeonato como nas provas europeias. A partir daí a equipa amadureceu num processo natural com o ritmo de jogos cada vez mais intensos.
Veja-se, por exemplo, como o FCP tem poucos índices de lesões em comparação com Benfica ou Sporting. Veja-se também, nesta altura, a frescura física dos nossos jogadores comparado com os adversários.
Tudo isso é trabalho de um treinador. Um trabalho silencioso mas eficaz, com um excelente planeamento da época e das várias competições.
Resumindo: O jogo de Kiev foi realmente o ponto de viragem da época. Mas NÂO foi por acaso.

Um abraço

Costa

dragao vila pouca disse...

Concordo, mas tivemos a estrelinha que acompanha os campeões, ao marcar no último minuto.
Quanto à questão do momento: fica ou sai Jesualdo. O grande objectivo da época para o F.C.Porto eram dois: passar pelo menos, aos oitavos-de-final da L.Campeões e ganhar o campeonato.
O da L.C. está, até ultrapassado. Se ganhar o campeonato e quiser ficar - pode não querer arriscar e sair pela porta grande - merece continuar.

Um abraço