segunda-feira, 16 de março de 2009

«Curiosidades FCP» - A última presença nos 'Quartos'

Com a presença do FC Porto garantida nos Quartos-de-final da 'Champions' 2008/09, recuamos à última presença do clube nesta fase da prova com um bilhete, e uma foto, do jogo frente ao Lyon, relativo à 2ª mão dos Quartos-de-final da Liga dos Campeões 2003/04.
Nessa época, Lyon, Real Madrid, Mónaco, Chelsea, Arsenal, AC Milan e Deportivo da Corunha eram os potenciais adversários do FC Porto nos 'Quartos'. Ditou o sorteio que o FC Porto defrontasse os campeões de França.
Na 1ª mão, disputada no Estádio do Dragão a 23 de Março de 2004, o FC Porto venceu o Lyon por 2-0 (golos de Deco e Ricardo Carvalho). A vantagem conquistada no primeiro jogo prova que o FC Porto de Mourinho era de facto muito forte. Apesar do Lyon se ter apresentado no Dragão com uma das melhores equipas de sempre do futebol francês (Coupet, Edmilson, Essien, Malouda, Diarra, Élber, Luyindula, Govou e Juninho, entre outros, faziam parte do habitual «onze» de Paul Le Guen), o FC Porto ganhou uma surpreendente vantagem de dois golos para o jogo da 2ª mão.Duas semanas depois, a passagem ás meias-finais foi confirmada com um empate (2-2) no Estádio Gerland. Uma noite de sonho para Maniche, que foi o autor dos dois golos do FC Porto, aos 6' e 47'. Os franceses também marcaram por duas vezes, por Luyindula, aos 14', e por Élber, aos 90'. Nessa partida, José Mourinho fez alinhar um «onze» muito idêntico ao que disputou a final, frente ao Mónaco, em Gelsenkirchen. Houve apenas duas alterações em relação ao jogo com o Lyon. Apesar de também terem sido utilizados na final, Benni McCarthy e Alenitchev cederam os seus lugares a, respectivamente, Derlei e Pedro Mendes.
A foto que hoje recuperamos é, precisamente, de um lance em que McCarthy intervém. O ponta-de-lança do FC Porto surge a disputar uma bola com Edmilson, momentos antes do trinco brasileiro ter sido expulso (aos 77 minutos).

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Ricardo Vara,

Mais uma vez parabéns por este excelente blogue portista. Para mim é talvez o melhor blogue sobre o nosso grande clube.
Só duas notas: na coluna da direita onde tem o palmarés nacional do FC Porto acho que falta lá o último titulo – 2007/2008.

No palmarés internacional o 1º titulo europeu do FCP em 1987 foi na antiga Taça dos Clubes Campeões Europeus e não na Champions League.
Aliás o FCP foi dos poucos clubes europeus a estar presente em todas as finais das competições europeias:
Taça dos Clubes Campeões Europeus, Liga dos Campeões, Taça dos Vencedores de Taças e Taça UEFA.

Também os seguintes troféus, em jogos não oficiais, deviam ser mencionados:

III Trofeo Luis Otero – 1962 (em Pontevedra)
V Trofeo Luis Otero – 1964 (em Pontevedra)
Trofeo Corpus Christi in Orense - 1964
Trofeo Joan Gamper (Barcelona) - 1987
Trofeo Teresa Herrera - 1991
Trofeo Ciudad de Sevilla - 1992

Abraços

Costa

Ricardo Vara disse...

Pois é Costa. O palmarés nacional não estava actualizado mas já corrigi. Quantos aos outros troféus que indica, o Joan Gamper, o Teresa Herrera e o Ciudad de Sevilla, encontram-se no espaço reservado a 'Outros Troféus Prestigiantes'. Só estão em falta os troféus 'Luís Otero' e 'Corpus Christi in Orense' que, sinceramente, eu nem tinha conhecimento que o FC Porto tivesse conquistado.
Obrigado e um abraço.