quinta-feira, 12 de março de 2009

Mais uma aventura do nosso FC Porto!

Choraram as espanholas e sorriu o Dragão! Depois da epopeia de 2003/04, o FC Porto volta a querer deixar a sua marca na Liga dos Campeões. Agora, vamos lá assumir que queremos estar nas 'Meias'!
Hoje, o clube europeu com mais presenças na prova (já são muitos anos a virar frangos!) fez um jogo tacticamente perfeito. E a nossa segunda-parte? Enormíssima!
O somatório das duas mãos (2-2), acaba por dar a ideia que os espanhóis discutiram a eliminatória. Puro engano! O FC Porto foi sempre superior. 180 minutos por cima!
O respeito que o At. Madrid revelou pelo FC Porto ficou bem demonstrado na opção de deixar Forlan no banco. Abel Resino sabia que, se o FC Porto marcasse primeiro, o Atlético ficaria em posição delicada na eliminatória. Assim, colocou Maxi Rodriguez como médio interior e Pongolle no «onze». O At. Madrid até equilibrou as coisas mas notava-se que, se tivesse que arriscar, ía acabar por ter problemas.
Surpreendentemente, os espanhóis optaram por nunca arriscar, jogando no erro do adversário. O problema é que este FC Porto, quando joga concentrado, 'não vai em cantigas'! O At. Madrid esteve sempre longe da baliza de Helton. O FC Porto controlou e dominou o jogo. Quem joga com aquela alma merece chegar longe!
Apesar de toda a equipa ter feito um jogo equilibrado (Sapunaru fez o seu melhor jogo desde que chegou ao FC Porto), merece destaque o jogão de Raúl Meireles. O 'geómetra' defendeu, atacou, passou, desarmou e... correu 11 quilómetros!
Depois de ter dado alguma iniciativa ao adversário, o FC Porto fez uma segunda-parte perfeita. Com o At. Madrid a ver jogar, sucederam-se os lances de perigo junto da baliza de Leo Franco. A meio da segunda-parte já os espanhóis se mostravam resignados. Hoje ninguém marcava golos ao FC Porto!
Agora, nos Quartos-de-final, não há muito por onde escolher. São 4 equipas inglesas, mais o Bayern, o Barça e... o Villarreal!

PS: depois daquela birra de Mourinho, na final da Liga dos Campeões 2003/04, comecei a desejar que o ex-técnico do FC Porto não voltasse a uma final da 'Champions' (esta época já está fora!). Mourinho nunca soube dar o devido valor à organização e cultura do FC Porto. A maldição de Gelsenkirchen continua!

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

O sonho continua...

Com dificuldades, com sofrimento, mas com uma justiça, que nem os nossos piores inimigos, ousarão, questionar. Fomos melhores, muito melhores, no conjunto das duas-mãos e só um super Leo Franco, evitou hoje, tal como em Madrid, que o F.C.Porto ganhasse...tranquilamente.
Depois de uma primeira-parte pouco brilhante, em que apenas controlou e deixou a bola ao adversário, que nunca criou perigo, o F.C.Porto arrancou para uma segunda metade de grande qualidade e superioridade, que por só por acaso, não lhe deu a vitória que merecia e que nos teria poupado a um sofrimento, que durou até ao último minuto.

É preciso recordar, que para aqui chegarmos foi preciso passar por muito, estivemos caídos e até fomos maltratados - após o Arsenal em Londres -, mas com a alma, raça e espírito do Dragão, levantamo-nos, demos a volta por cima e estamos a fazer a melhor campanha, depois da conquista histórica, da C.League de 2004.
Uma pergunta: alguém pode chegar aos oito melhores da Europa, com um plantel fraco? Não, não pode! Como disse há meses atrás, não temos o melhor plantel do Mundo, mas também não é tão fraco, como o pintam alguns.
Agora venha o Diabo e escolha, na certeza porém, vão ter de dar tudo, para passarem por cima de nós.
Não posso esconder a alegria por este feito. Mais uma vez respondemos dentro do campo, às faltas de respeito, às insinuações torpes e ordinárias, às campanhas dos medíocres e invejosos, dizendo alto e em bom som, que somos de longe, o MELHOR CLUBE PORTUGUÊS.

Um abraço