quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

...e só marcámos dois golos?!

Como é possível? Nunca tanto significou tão pouco para o FC Porto em jogos da 'Champions'. O At. Madrid levou uma autêntica tareia (!) e conseguiu sair do Vicent Calderon com a decisão da eliminatória adiada para a 2ª mão. Bastaria concretizar metade das oportunidades criadas para o FC Porto ter o acesso aos Quartos-de-final garantido. E ainda assim os tricampeões resistiram a tudo! Lesão de Fucile, várias oportunidades de golo esbanjadas, uma arbitragem permissiva, um frango de Helton... Enfim, só uma equipa com grande carácter podia fazer uma 2ª parte daquelas. Depois de tantas peripécias durante os primeiros 45 minutos, o FC Porto foi para cima do At. Madrid e só descansou quando a bola entrou pela segunda vez na baliza do afortunado Leo Franco. Chegou uma altura do jogo em que os próprios jogadores do At. Madrid se sentiam constrangidos ao verem tanta superioridade não resultar em golos. O futebol é ingrato! Ainda assim, empatar no Dragão (0-0 ou 1-1) será suficiente para aceder aos Quartos-de-final.
Sabendo que a postura que exibiu na época passada, na 1ª mão da eliminatória frente ao Schalke 04, seria pouco prudente frente ao poderio de ataque do At. Madrid, o FC Porto arregaçou as mangas e foi por ali fora à procura dos golos.
Depois do At. Madrid se adiantar no marcador, cheguei a temer que essa postura do FC Porto pudesse desproteger o sector defensivo e 'convidar' novamente o adversário a marcar. Puro engano, este FC Porto tem muita personalidade. A equipa jogou sempre em bloco e notou-se que tinha a lição muito bem estudada. Aquela entreajuda entre os homens do meio-campo e os laterais foi meio caminho andado para anular os perigosos extremos do At. Madrid.
Depois do FC Porto passar a controlar o jogo, foi altura de ir para cima dos espanhóis. Não sabemos se foi isto que Jesualdo disse ao jogadores mas foi assim que Hulk, Lisandro e Rodriguez o interpretaram. Em algumas fases do jogo, os laterais do At. Madrid chegaram a parecer assustados perante as investidas do trio de ataque do FC Porto. Seitaridis e Antonio Lopez (também podemos incluir Pablo e Ujfalusi) não vão esquecer tão cedo o jogo do Vicente Calderon.
Mas isto é a 'Champions'! Na competição mais exigente do mundo a nível de clubes é preciso ser eficaz. Apesar dos golos que ficaram por marcar, fica a memória de uma grande exibição do FC Porto em Madrid. Já tinhamos saudades destas 'noites europeias à FC Porto'!

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Sabe a muito pouco...

Num jogo em que fomos claramente superiores, dominamos e criamos as melhores oportunidades, fomos penalizados, porque por um lado, fomos perdulários, por outro, sofremos golos que já não se usam.
Em jogos a este nível, isso não pode acontecer e vamos ter de sofrer, quando já podiamos ter a eliminatória resolvida.
Mas tudo somado, gostei do F.C.Porto, que soube lutar conra todas as adversidades - Lesão de Fucile, golo madrugador, arbitragem má, frango de Helton, etc. - e honrar num país de grande futebol, o prestígio internacional dos Dragões.

Acredito que no nosso estádio, com o nosso apoio e entusiasmo, vamos chegar aos quartos-de-final.

Uma palavra para o forte apoio dos portistas em Madrid e para P.Assunção: falou muito, mas jogou pouco.

Um abraço

Anónimo disse...

Sem duvida, soube a pouco.