quarta-feira, 5 de agosto de 2009

«Curiosidades FCP» - Bobby Robson e o FC Porto

Hoje, prestamos a nossa homenagem a Bobby Robson recordando aquele fantástico período de 2 anos e meio em que o técnico inglês orientou o FC Porto.
Robson chegou ao FC Porto a meio da época 1993/94. Curiosamente, a sua saída do Sporting coincidiu com um "oportuno" convite efectuado pela Federação da Jugoslávia a Tomislav Ivic, na altura a orientar o FC Porto. Com as más prestações da equipa a sucederem-se, o FC Porto não hesitou e deixou sair o técnico croata. Nesse período, as exibições do FC Porto andavam bem longe das realizadas durante a primeira passagem de Ivic pelas Antas. Em boa hora saiu... Apesar de ter chegado a meio da época, Robson ainda foi a tempo de "arrumar a casa" e alterar completamente a forma de jogar da equipa do FC Porto. O técnico inglês era um grande adepto do futebol de ataque e foi sem surpresa que, logo na primeira época nas Antas, se notaram enormes diferenças no futebol praticado pelo FC Porto.
A equipa libertou-se do "colete de forças" em que o futebol conservador e defensivo de Ivic a tinha deixado. Ainda assim, foi algo surpreendente que o FC Porto logo começasse a aplicar autênticas goleadas aos adversários que defrontava. Aliás, as "vitórias gordas" passaram a ser uma imagem de marca do «FC Porto de Robson».
Além de ter anulado uma grande diferença pontual na Liga (a equipa terminou o campeonato com apenas 2 pontos de atraso para o Benfica), em 1993/94 o FC Porto impôs 3 goleadas (5-0 ao Braga, 5-0 ao Famalicão e 6-0 ao Desp. Aves) que logo mostraram a alegria e desenvoltura do «novo FC Porto de Robson». A receita repetiu-se nas competições europeias, com um estrondoso 5-0 (!), em Bremen, a ser fundamental para atingirmos as meias-finais da Liga dos Campeões 1993/94 (derrota em Barcelona, na semi-final jogada em apenas um jogo, por 3-0).
No final da época, uma vitória na Finalíssima da Taça de Portugal, por 2-1, frente ao Sporting, marcou o início do ciclo vitorioso de Robson no comando técnico do FC Porto. No ano seguinte, o técnico inglês garantiu o primeiro título da muito celebrada série de cinco consecutivos (Penta) que o FC Porto conquistou na década de 90. O FC Porto sagrou-se campeão nacional com 73 golos marcados, consentindo apenas 1 derrota, por 2-1, frente ao Marítimo.
Para a fantástica média de golos marcados muito contribuiu a dupla Domingos-Kostadinov, cuja cumplicidade atingiu o auge durante a passagem do técnico inglês pelas Antas.
Além de ter marcado muitos golos nas competições nacionais, nessa época o FC Porto também voltou a golear na Europa, brindando o Ferencvaros com meia-dúzia de golos (6-0, nas Antas).
O futebol de ataque que Robson privilegiava ficou ainda mais evidente na época seguinte (1995/96). Nesse ano, o FC Porto sagrou-se bi-campeão nacional com a impressionante soma de 84 (!) golos marcados (uma das melhores marcas de sempre da história do clube no campeonato). Nos jogos disputados nas Antas, a média ficou acima dos 3 golos apontados por jogo. Notável!
Para essa marca, muito contribuiram os 6 jogos em que o FC Porto superou a barreira dos 4 golos marcados (6-3 ao Braga, 6-0 ao Marítimo, 6-0 ao E. Amadora, 6-2 ao Felgueiras, 5-0 ao Campomaiorense e 5-0 ao Tirsense). Sensacional!
Em Portugal, além do bi-campeonato e da Taça de Portugal, Robson também conquistou duas Supertaças Cândido de Oliveira, ambas frente ao Benfica. Apesar de ter vencido mais jogos como treinador ao serviço do Ipswich Town e do Newcastle, Robson apresenta uma percentagem superior (72%) de vitórias no comando técnico do FC Porto, tendo em conta o nº de jogos realizados. Ou seja, o FC Porto acabou por ser o clube onde obteve maior sucesso em termos estatísticos, seguido pelo PSV Eindhoven, com 68% de vitórias em jogos disputados.
Em cima, a ilustrar o 'post', recuperámos alguma da «memorabilia» associada ao técnico inglês. Na primeira foto, recuperámos os «best wishes» de Robson numa foto onde surge com a camisola da Selecção inglesa (20 internacionalizações e 4 golos). Na segunda, recuperámos o «cromo» de Robson quando o ex-técnico do FC Porto jogava no West Bromwich Albion, clube que representou no final dos anos 50.
Na terceira foto, vemos o técnico inglês com a Taça UEFA, troféu que conquistou em 1981, quando orientava o Ipswich Town. E por último, na quarta foto, surge na capa do programa oficial da tradicional homenagem ('Testimonial') efectuada em Inglaterra aquando da despedida de um jogador dos relvados, neste caso numa partida disputada em 1979, entre o Ipswich Town e a Selecção de Inglaterra;
Obrigado e até sempre 'Sir' Robson!

1 comentário:

Anónimo disse...

Realmente, o nosso muito obrigado por tudo!