quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Um novo estímulo para o FC Porto

Numa altura em que a motivação dos «tetracampeões» ainda está algo morna (e o entusiasmo dos adeptos também, depois de 4 campeonatos consecutivos conquistados) nada melhor do que um novo desafio para estimular as tropas. Com a conquista da Supertaça Cândido de Oliveira, o FC Porto aumentou para 64 o nº de troféus (nacionais e internacionais) conquistados durante toda a sua história.
Apesar de dizer muito pouco aos mais desatentos, este nº está quase a "queimar" os 66 troféus que o Benfica conquistou até hoje. Será que era esta a verdadeira «nova era» com que a imprensa indígena baptizou o futebol português pós-Apito Dourado?
Depois de várias décadas a ouvir os adeptos do nosso maior rival a vangloriarem-se com o nº de troféus e o vasto palmarés do seu clube, parece chegada a hora de acabar com aquela velha lenga-lenga do «Benfica, melhor clube português».
Se pensarmos que até à «Revolução de Abril» o Benfica possuía mais do triplo dos troféus conquistados pelo FC Porto (41 contra 12!), chegamos à conclusão que, nesse aspecto, o FC Porto realizou uma autêntica corrida de trás para a frente.
O Sporting há muito que ficou para trás. Actualmente, o clube de Alvalade soma 45 títulos/troféus conquistados, ou seja, está a quase 20 (!) títulos de distância do FC Porto.
Quando se pensava que seria muito difícil o FC Porto manter o ritmo dos últimos 30 anos, somos surpreendidos por um quase exponencial conquistar de títulos. Se olharmos apenas para os últimos 4 anos, verificamos que o FC Porto conquistou uma média de 2 troféus por época (4 campeonatos, 2 Taças de Portugal e 2 Supertaças). Bela média!
Apesar da imprensa manter o tema fora da agenda, a verdade é que a possibilidade do FC Porto ultrapassar o Benfica no nº total de troféus conquistados pode ser uma realidade já esta época. Para isso, será necessário vencermos 3 das 4 competições que ainda vamos disputar (Campeonato, Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga dos Campeões) e, ao mesmo tempo, esperar que o nosso maior rival não conquiste nenhuma.
Não será fácil, pois teriamos de realizar uma época ainda melhor do que a anterior. Contudo, se olharmos para a cadência com que os dois clubes venceram troféus nas últimas épocas, é legítimo esperar que o FC Porto ultrapasse o Benfica muito brevemente. Está a cair mais um mito!

2 comentários:

Armando Pinto disse...

Temos que saber discernir a campanha vermelha. Repare-se que agora, como o F C Porto está apenas a UM título da soma total de que antes eles se ufanavam, agora já inventam outra contabilidade, querendo somar aos lampiões uma tal Taça Latina, da década dos anos 50, mas que foi particular e não teve continuidade; e aos lagartos uma outra tal Taça Império, dos anos quarenta e tal, de que nunca se ouviu falar... Eles devem sonhar, dormir e acordar "estremunhados" a pensar como nos poderão diminuir... Por isso devemos estar atentos e não embarcar em mais quaisquer campanhas, como da estrura das equipas, etc. e tal...
Em suma, por mais que apareça alguém com invenções, não podem fugir-nos mais... pois já só estamos a um troféu de distância dos gayvotas. Aí é que está a maior aflição deles, pois este ano esse número mágico pode ser alcançado e depressa superado.
A. P.

Anónimo disse...

Nice post and this mail helped me alot in my college assignement. Say thank you you on your information.