quinta-feira, 8 de outubro de 2009

«Curiosidades FCP» - FC Porto - Lodz, Taça dos Vencedores das Taças 1994/95

Hoje, vamos recuar à última participação do FC Porto na extinta Taça dos Vencedores das Taças, competição na qual garantiu a sua primeira presença numa final europeia.
O LKS Lodz foi a penúltima equipa a ser eliminada pelo FC Porto nesta prova (a última foi o Ferencvaros, logo na eliminatória seguinte), pois os polacos foram o nosso primeiro adversário na edição de 1994/95 da competição.
Essa foi apenas a segunda (!) participação do Lodz em competições europeias. Apesar de ter sido fundado em 1908 (celebrou o centenário no ano passado), este histórico clube polaco só por uma vez tinha jogado uma competição europeia, quando, em 1959, foi eliminado pelo acessível Jeunesse Esch, do Luxemburgo, logo na 1ª eliminatória da Taça dos Clubes Campeões Europeus.
Campeão polaco em 1958 e 1998, o Lodz continua a ser um clube com muita tradição no seu país, sendo o grande rival de outro clube da sua cidade, o Widzew Lodz.
Uma curiosidade: um dos jogadores mais carismáticos da história do Lodz, o guarda-redes Andrzej Wozniak, além de ter jogado no rival Widzew, foi um dos escolhidos pelo FC Porto para tentar fazer esquecer Vítor Baía, aquando da transferência do «99» para o Barcelona.
O Lodz ganhou o direito a disputar a Taça dos Vencedores das Taças depois de ter sido finalista vencido da Taça da Polónia (derrotado pelo Légia de Varsóvia) na época 1993/94.
Ditou o sorteio que os polacos se deslocassem às Antas logo no jogo de estreia na competição. Apesar do adversário ser relativamente frágil e desconhecido, o FC Porto, de Bobby Robson, teve algumas dificuldades para se colocar na frente do marcador, tendo marcado o primeiro golo do jogo apenas aos 72 minutos. A 1ª mão da eliminatória disputou-se nas Antas, a 15 de Setembro de 1994, e o FC Porto acabou por vencer o Lodz por 2-0 (Domingos aos 72' e Rui Barros aos 77').
Essa era a 2ª época de Robson nas Antas, que ficaria marcada pelo regresso do FC Porto à conquista do título depois do bi-campeonato com Carlos Alberto Silva. Era o FC Porto de Vítor Baía, Aloísio, Jorge Costa, Vasili Kulkov, Emerson, Ljubimko Drulovic, Rui Barros, Domingos e Sergei Yuran, entre outros.
Apesar de se adivinharem algumas dificuldades para o jogo da 2ª mão, o FC Porto voltaria a vencer os polacos, desta vez por 1-0 (Drulovic aos 45').
Depois do Lodz, seguiu-se o Ferencvaros, na 2ª eliminatória (6-0 nas Antas e 0-2 em Budapeste), e a Sampdoria, de Sven Goran Eriksson, nos Quartos-de-final (derrota nas grandes penalidades, por 3-5).
Nessa época, a final da competição realizou-se no Parque dos Princípes, tendo o Real Zaragoza (na altura dos ex-portistas Víctor Fernandez e Juan Esnaider) derrotado o Arsenal, por 2-1.
Essa foi a última participação do FC Porto na extinta Taça dos Vencedores das Taças, e só por uma vez chegou tão longe na competição, quando foi derrotado pela Juventus na Final de Basileia, em 1983/84.
O FC Porto voltaria a encontrar clubes polacos uns anos mais tarde, eliminando o Wisla Cracóvia, em 2000/01, e o Polónia Varsóvia, em 2002/03, ambos em eliminatórias da Taça UEFA.
Quanto ao Lodz, voltámos a ouvir falar dele quando os polacos se cruzaram com o Manchester United, na 2ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões 1998/99 (2-0 em Old Trafford e 0-0 em Lodz).
Em cima, a ilustrar o 'post', recuperámos dois bilhetes que deram acesso aos jogos das duas mãos da eliminatória entre FC Porto e Lodz, e duas fotos do jogo das Antas, onde surgem Drulovic e Emerson.

Sem comentários: