sábado, 31 de outubro de 2009

O «cromo do dia» - Fernando Gomes

O Armando Pinto voltou a aceitar o meu desafio e desta vez enviou-me um texto sobre o "outro Fernando Gomes do FC Porto", o ex-basquetebolista e actual administrador da SAD. Aqui fica o texto e algumas fotos de Fernando Gomes enquanto basquetebolista do clube.
"Fernando Soares Gomes da Silva, antigo e carismático basquetebolista do FC Porto, integrou a célebre equipa portista do tempo de Dale “Flash” Dover, em cujo ano da “revelação desse Flash”, a equipa foi sucessivamente vencedora do Campeonato Regional da ABP, Campeonato Metropolitano e Campeonato Nacional – formando conjunto com outros valores como Esteves, Babo, Benjamim, Leite, Gaspar, Portela, Manuel António, José Manuel, Ivo e Assunção.
Nascido em 21 de Fevereiro de 1952, praticante desde Juvenil na modalidade, como atleta do clube, começou o Fernando Gomes do “basquete” (como se dizia popularmente, então para distinguir do futebolista que já despontava nos juniores), por se distinguir ainda nas camadas jovens e ainda muito jovem ascendeu ao plantel sénior.
Tornou-se inicialmente conhecido e valorizado como “base” da equipa de basquetebol azul e branco, sobretudo na década de setenta, havendo então atingido posição de relevo na modalidade, a pontos de ter merecido honras de internacionalização, algo nesse tempo pouco habitual entre atletas da camisola listada das nossas cores alvi-anil…
No seu percurso como basquetebolista, foi galardoado em 1971 com o Troféu Pinga (distinção clubista, antecedente do Dragão de Ouro).
Foi um dos atletas de atracção no festival de inauguração do Pavilhão Gimnodesportivo das Antas, em 1973 - em cujo programa houve imposição de faixas aos campeões das diversas modalidades, entre as quais o basquete de Dover e Gomes - tendo ele integrado uma equipa universitária que defrontou a representação do FC Porto nessa jornada festiva, na materialização desse velho anseio que era o clube possuir casa própria para as modalidades amadoras, na chamada Cidadela Desportiva das Antas. Algo aí tornado possível com a contribuição associativa, cortejos de oferendas e diversas outras iniciativas de angariação de meios (entre os quais um sorteio monumental, a que respeita imagem de um bilhete respectivo, adquirido nesse tempo pelo autor destas linhas).
Gomes da Silva, como também era referido, foi campeão nacional em 1971/72, 1978/79 e 1979/80, nos títulos conquistados pelo FC Porto nessas eras, tal como em 78/79 esteve também na conquista da Taça de Portugal, pelo clube das Antas.
Economista formado, entretanto, exerceu funções como quadro superior na área administrativa do FC Porto, tendo depois, desde 1994, passado a Vice-Presidente da Direcção, bem como mais tarde passou a integrar o elenco de administradores do FC Porto – Futebol SAD.
De permeio, em 1996, recebeu o Dragão de Ouro respeitante à categoria de “Dirigente do Ano”. Como, em representação do clube, em 2004, foi nomeado membro do Comité Interclubes da UEFA."
Fontes: Jornal “O Porto” e livro “FC Porto – Figuras e Factos / 1893-2005”.
Armando Pinto
Em cima, na foto, recuperámos o plantel de Basquetebol do FC Porto da época 1971/72.
No 1º plano (da esquerda para a direita): Esteves, Alberto Babo, Benjamim, Alfredo Leite, Fernando Gomes e Gaspar;
No 2º plano (da esquerda para a direita): Dale "Flash" Dover, Portela, Manuel António, José Manuel, Ivo e Assunção;

Sem comentários: