sexta-feira, 22 de outubro de 2010

A «foto do dia» - O bilhete do FC Porto - Hamburgo, Taça UEFA 1975/76

Continuamos a recordar ingressos relativos a jogos do FC Porto nas competições europeias. Desta vez, recuamos a uma das primeiras participações do FC Porto na extinta Taça UEFA com o bilhete que deu acesso ao FC Porto - Hamburgo, da 3ª eliminatória da Taça UEFA 1975/76. Um ingresso que custou a módica quantia de 60$ (sessenta escudos!).
Nessa edição da competição, o FC Porto começou por eliminar o Avenir Beggen (Luxemburgo) e o Dundee United (Escócia), encontrando os alemães do Hamburgo na 3ª eliminatória. Esse era um FC Porto orientado pelo sérvio Branko Stankovic e comandado em campo por Teofilo Cubillas e, na altura, pelos ainda jovens António Oliveira e Fernando Gomes.
Na 1ª mão, o FC Porto foi derrotado na Alemanha por 2-0 (Alfredo Murça, aos 15’ na p.b., e Volkert, aos 89’) e viu desde logo reduzidas as expectativas para o encontro da 2ª mão (2-1), disputado nas Antas a 10 de Dezembro de 1975. Apesar do Hamburgo ter sentenciado a eliminatória logo aos 29 minutos, com um golo de Reimann, o FC Porto daria a volta ao jogo com golos de Júlio, aos 31’, e Teofilo Cubillas, aos 72’.

2 comentários:

COSTA disse...

Caro Ricardo,

Excelente este bilhete! bons tempos.
Segundo rezam as crónicas o 2º golo dos alemães, na 1º mão, foi inventado, aos 89 minutos de jogo!
Já na altura...
Na 2ª mão, nas Antas, o FCP jogou sem 5 titulares habituais, mas mesmo assim ganhou.

Branko Stankovic não teve sucesso nas Antas. Vivia-se um periodo de muitas turbulência no País e no FCP. Mas era um treinador de prestígio.
António Oliveira dizia dele: «Não nos conseguimos adaptar aos métodos de Stankovic. Nós gostamos de iniciativa, de dispor de uma certa liberdade de movimentos e Stankovic cultivava um processo de jogo onde o jogador era apenas uma peça, um autómato. Foi, sobretudo, por isso que ele falhou no F. C. Porto, como teria falhado em qualquer equipa portuguesa.»
Rodolfo Reis, considerando-o um «grande preparador físico,duro, mas muito respeitador», contestou-lhe os métodos, dizendo,ironicamente, que, por vezes, marcavam «os adversários pelo número das camisolas»...

Daniel Gonçalves disse...

Voltamos a defrontar o Hamburgo para a Taça UEFA em 1989/90, perdemos na Alemanha por 1-0 e ganhamos nas Antas por 2-1, mas fomos eliminados pelo golo sofrido em casa; nessa época nas eliminatórias anteriores tinhamos eliminado o Flaca Moreni (Roménia) e o Valência de Espanha.