quarta-feira, 14 de março de 2012

Uma mensagem de responsabilidade e confiança

Não tem sido fácil a semana portista no que diz respeito aos efeitos do empate frente à Académica. As críticas à equipa alastraram aos responsáveis do FC Porto, que têm respondido com silêncio à contra-informação, ao branqueamento e à pressão que tem sido exercida fora dos relvados pelo Benfica. Essa postura do FC Porto tem irritado alguns portistas, mas tem sido coerente com a estratégia que o FC Porto vem adoptando há algum tempo a esta parte (esperemos é que isto não seja uma espécie de sentimento de culpa pós-Apito Dourado!).
Mas no que ao ‘jogo jogado’ diz respeito, é preciso reconhecer e valorizar o autêntico coice que o FC Porto deu no campeonato. Numa altura em que o Benfica se preparava para festejar o título (a duas jornadas do ‘clássico’, havia a possibilidade de aumentar a vantagem sobre o FC Porto para 8 pontos), o FC Porto terminou o ‘clássico’ em 1º, ganhando 8 pontos ao seu maior rival em apenas 3 jornadas. Ou seja, se alguém vacilou não foi o FC Porto. É claro que a vitória na Luz elevou as expectativas e o empate frente à Académica foi inesperado e desiludiu os adeptos, mas o FC Porto está vivo e recomenda-se. O clube é líder isolado nos campeonatos das 4 modalidades com mais história no Desporto português. Isto é um sinal de vitalidade!
Sim, a equipa de Futebol vive uma época algo atípica (Vítor Pereira tem dificuldade em mobilizar os jogadores e já se percebeu que vai ser difícil manter um padrão exibicional até ao final da época), mas agora é altura de evitar aqueles pequenos caprichos que colocam tudo em causa (esta semana alguns até chegaram ao ponto de dizer que o Lucho já não tem dinâmica e discernimento!). É muito provável que o cansaço físico e mental que condicionou a nossa exibição frente à Académica venha a ser atenuado nas próximas semanas. Responsabilidade e confiança!

Sem comentários: