quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

E o prometido Museu?

"Local do Futuro Museu do FC Porto." É a mensagem que pode ser encontrada no Dragão junto à porta 29. Quatro anos depois da inauguração do estádio, o FC Porto continua a não ter um espaço onde possa expor os seus troféus. Aliás, o FC Porto é neste momento o único Campeão da Europa que não dispõe de um museu para exibir a sua história. Lamentável!
O único espaço que actualmente se pode considerar museu fica situado em Alvite, perto da Moimenta da Beira, e é pertença de Álvaro Monteiro, presidente da Casa de Lisboa do FC Porto, que tem suportado todos os custos com este projecto que surgiu depois da conquista da Taça UEFA em Sevilha. Actualmente, o espaço é visitado por muitos simpatizantes do FC Porto e dos clubes rivais que têm curiosidade em conhecer este mini-museu que até agora tem servido para amenizar a promessa dos responsáveis do FC Porto em ter algo idêntico no Dragão. Como o novo «Dragãozinho» parece ser a prioridade dos responsáveis do clube, o novo museu vai ter que esperar mais alguns anos. O museu e a história!
Esperemos é que o futuro projecto não resulte num espaço exíguo como o novo pavilhão do FC Porto. Se o museu a construir mantiver a proporcionalidade utilizada na capacidade do novo pavilhão (apenas 2000 pessoas!) não haverá espaço para tantos troféus e para tanta, e tão rica, história!
E não falamos apenas dos troféus conquistados, mas de todo um espólio que nos transporta para um passado que tornou o FC Porto naquilo que é hoje. As botas do Madjer, a braçadeira do Gomes, a camisola do Hernâni, as luvas do Vitor Baía, as sapatilhas da Fernanda Ribeiro, as botas do Futre, o boné do Pedroto, os patins do Vitor Hugo, a gabardine do Mourinho, a camisola do Pavão, a bicicleta do Marco Chagas, as luvas do Mlynarczyk, os sapatos do Yustrich, as botas do Cubillas,...etc...etc...etc...

6 comentários:

Anónimo disse...

TIUÍIIIIIIIIII ALEZZZZZZZZZZZZZZZ

Anónimo disse...

Amigo Ricardo Vara:


PARABÉNS...

Mais vale tarde que NUNCA.

Darei, em breve, o meu «contributo» para este desabafo.

Entretanto, esqueceu-se de se referir à conhecida, grandiosa e monumental... «TAÇA ARSENAL DE LONDRES».

Se o, pseudo, futuro Museu for constituido como SAD, podemos contar com o... presidente.


Um abraço do
Adriano Correia

Anónimo disse...

Amigo:

Ora vamos lá...

Claro que percebeu a ironia da «sad».

E é verdade. Fosse possível converter o MUSEU em... negócio, e teriamos o «nosso» presidente empenhado no mesmo.

E é de admirar como ainda não se lembrou de o «entregar» a privados para... exploração.

É UMA VERGONHA...

E, fico-me por aqui porque, a «alongar-me», poderia ser... inconveniente.

Abraça-o
Adriano Correia

Anónimo disse...

Amigo Ricardo Vara:


Voltando à «vaca fria»... salvo seja.

Não acha estranho que ninguém reaja às suas reflexões, com destaque para esta da inexistência de um Museu no «nosso Clube?

A causa é da chamada industria futeboleira que «cega» todos os adeptos.

Juraria eu que no citado «museu de Álvaro Monteiro», em Alvite... Moimenta da Beira, sobrepõem-se os êxitos do... futebol portista.

Ignorará, concerteza, que outras modalidades houveram (seus atletas e dirigentes) que também, e muito, enriqueceram o estorial portista e até... muito antes dos últimos êxitos do futebol.

Casos do

- CICLISMO, com Dias dos Santos, Moreiras de Sá, Onofre Tavares, Emidio Pinto, Carlos Carvalho, Sousa Cardoso, Mário Silva, Joaquim Leão, Cosme Oliveira, etc., etc.,

- ANDEBOL, com Madureira, Paulo Claro, Angelo Pintado, Armando Campos, Henrique Fabião, José Ferra, Sá Pinto, Dias, Gouveia, Leandro, etc., etc.

- HÓQUEI CAMPO, com Daniel, Carlos Pinto, Amaral, Venceslaw, Leites, Coelho, Fernandito, Ramalho, José Adriano, etc., etc.,

- BASQUETEBOL, com Jeffrey, Frazão Rubens, Casimiro, Benjamim, Dover,
Gomes, Babo, Portela, Leite, etc., etc.

- HÓQUEI PATINS, com Alexandre Magalhães, Brito, Ricardo, Leites, Cristiano, Vale, Hernâni, etc., etc.

- VOLEIBOL, com Noronha, Alberto, Engº. Martins, Monterroso, Sávio, Vilarinho-Pai, Ribeiro, Vilarinho-Filho, Puga, etc., etc.

- ATLETISMO, com Arnaldo Borges, Moreira, Brazeta, Manuel Sousa, Monteiro, Pinhel, Sena, Aurora
Cunha, Fernanda Ribeiro, etc., etc

- NATAÇÃO, com Lima Santos, Tuna, Franqueira, Borges, Aleandra Silva,
Paula Santana, etc., etc.

... e por aí fóra.


Onde estão os imensos troféus conquistados por estes atletas?

Alguém é CAPAZ de reflectir como deve ser e deixar por um pouquinho o... FUTEBOL?


Renova o abraço o
Adriano Correia

Anónimo disse...

Caros amigos.
Sou socio do nosso grande clube desde 1966 mas nao entendo como é possivel que ninguém,mesmo no trio de ataque fale do museu que néao existe.Que eu saiba é o unico clube
do mundo sem museu o que é uma verdadeira vergonha.Desde o antigo estadio e a "famosa piscina" que todos os anos faço a pergunta e eis a resposta.
Primeiro ia ser feito quando da realização da piscina.Depois ia ser no novo estadio (o dragão).Mais tarde devia ser no centro de estagio......agora eu pergunto,serà que as taças ainda estão em algum lugar ou serà que tudo foi derretido e vendido....e o dinheiro metido no bolso?
Como serà possivel que os portistas se reunam e obriguem os responsaveis a dizer o que se passa? Se alguém tem uma ideia seria genial.
E a unica mancha que faço ao nosso presidente,pois quer ficar na historia com todos os records,mas faz muito pouco para a imagem "exterior" do FCPORTO.
Saudações

Anónimo disse...

Um autêntico escândalo que permanece adormecido pela escassa memória dos adeptos portistas...
madjer87