domingo, 6 de janeiro de 2008

A «foto do dia» - O Basquetebol nos anos 50

Aproveitando a recente preocupação do "blog" quanto ao futuro das modalidades de pavilhão do FC Porto, na «foto do dia» de hoje recuamos 50 anos com uma foto do plantel de Basquetebol do FC Porto da década de 50. O FC Porto teve um papel fundamental no desenvolvimento do Basquetebol no nosso país. Apesar de no início da prática da modalidade, durante os anos 20, o clube não dispor de um espaço fechado para jogar Basquetebol (na altura os basquetebolistas do FC Porto treinavam num campo ao ar livre incluído no complexo da Constituição), o FC Porto foi fundamental na fundação da Associação de Basquetebol do Porto, a primeira no país, em 1926, e depois com a criação, no Porto, da Federação Portuguesa de Basquetebol, em 1927. Enquanto a modalidade dava os primeiros passos no nosso país, o FC Porto ia coleccionando títulos a nível regional, e em 1940 deu-se a primeira viragem na secção de Basquetebol do clube com a inauguração do primeiro recinto coberto e iluminado, na Avenida dos Aliados. O início dos anos 50 foram de sucesso para a equipa de Basquetebol que se sagrou campeã nacional em 1951/52 e 1952/53. Actualmente, o Basquetebol do FC Porto ficou mais profissionalizado com a criação da SAD para o Basquetebol em 1997. Depois disso, o clube já venceu por 3 vezes a Liga Profissional: em 1996/97, em 1998/99 e em 2003/04.

1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigado (mais uma vez) amigo Ricardo Vara:


É, exactamente, da época de 1951/52
e da conquista do primeiro título nacional, quando a hegemonia portuense era do... Vasco da Gama.

E de quando se possuía património.

Fraco, é certo, mas possuia-se.

No velhinho Campo da Constituição (hoje tão mal aproveitado) onde se conquistaram imensos títulos: de voleibol e hóquei campo (mas que saudades...) e, sobretudo, no de andebol de 11 (e até de 7).

Na imagem já se vislumbrava um Homem (esse sim, de H grande), Dirigente falecido recentemente, de nome MATOS PACHECO, a quem se deve, ainda hoje, a existência da modalidade.

Dirigente de verdadeiro amor à camisola de forma... GRATUITA.

Faço-me entender?

Um abraço do Adriano Correia