quinta-feira, 3 de julho de 2008

Chegou a vez da Colômbia?

Depois de se abastecer na Argentina e no Uruguai, o FC Porto parece disposto a avançar mais para norte da América do Sul de forma a garantir dois reforços internacionais colombianos: Freddy Guarín e Radamel Falcão García Zárate.
O primeiro (em baixo na foto) é um médio defensivo, que também pode jogar como médio centro ou sobre a direita, de 22 anos e que joga actualmente no Saint Etienne da Liga francesa.
Guarín representou a selecção da Colômbia em todas as camadas jovens e representa o clube francês desde Agosto de 2006.
Quanto a Falcão (em cima), também completou este ano 22 anos e joga actualmente no River Plate da Argentina. Na última época, este ponta-de-lança colombiano marcou 19 golos em 35 jogos pelo River. Actualmente, Falcão (ou El Tigre como é apelidado na Argentina) é uma das maiores esperanças do futebol sul-americano, tendo chegado ao River Plate em 2001 vindo das camadas jovens do ‘Los Millonarios’ da Colômbia.
Vamos lá ver se o FC Porto tem argumentos para convencer o River Plate a libertar 'El Tigre'. Depois de num passado recente o FC Porto ter recorrido ao filão brasileiro (Pepe, Diego, Carlos Alberto, Paulo Assunção, Ibson, Luís Fabiano, Derlei, Helton, Anderson, Jorginho,...etc) e durante a década de 90 ter privilegiado jogadores de leste (Kostadinov, Timofte, Drulovic, Iuran, Kulkov, Lipcsei, Mielcarski, Zahovic, Féher,...etc), chegou a hora do mercado sul-americano. Com a chegada de Nelson Benítez e de Tomás Costa, o numero de sul-americanos continua a aumentar. Não foi por acaso que no ano anterior Lisandro Lopez os apelidou de ‘grupo dos castelhanos’. Além disso, se acrescentarmos a este grupo os brasileiros e os dois colômbianos pretendidos pelo FC Porto, na próxima época mais de metade do plantel será constituído por jogadores oriundos da América do Sul.

Sem comentários: