sábado, 19 de julho de 2008

«Curiosidades FCP» - O FC Porto de Branko Stankovic

Esta foto foi captada no velhinho Estádio das Antas, no início da época 1975/76, numa altura em que o FC Porto tinha acabado de contratar outro técnico estrangeiro, Branko Stankovic, em mais uma tentativa de levar o clube ao título nacional.
O FC Porto de Stankovic (e de Monteiro da Costa) ficou num discreto 4º lugar da tabela classificativa dessa época, tendo sido derrotado 7 vezes. Na Taça de Portugal, o FC Porto ficou-se pelos Quartos-de-final, depois de ser eliminado pelo V. Guimarães, enquanto que na Taça UEFA não foi além da 3ª eliminatória, sendo afastado pelo Hamburgo.
Na foto é possível identificar alguns jogadores que, 3 anos depois, ficaríam ligados ao regresso do FC Porto à conquista do campeonato nacional: Octávio, Ademir, Oliveira (de barba!), Fernando Gomes (com uma farta cabeleira!), Simões e Murça, entre outros. Mas o maior destaque nesta foto vai para Teofilo Cubillas (na última fila, ao centro), que já não teve o privilégio, que indiscutivelmente merecia, de se sagrar campeão nacional em 1977/78, isto porque o perúano deixou o FC Porto a meio da época seguinte.
Branislav "Branko" Stankovic chegou ao FC Porto depois de orientar o Zeljeznicar, a selecção da Jugoslávia e o AEK de Atenas. Como jogador, Stankovic foi um conceituado médio centro do Estrela Vermelha de Belgrado e da selecção da Jugoslávia. Apesar das coisas não lhe terem corrido bem nas Antas (foi substituído no cargo por Monteiro da Costa antes do final da época), regressou ao Estrela Vermelha e foi finalista da Taça UEFA em 1979 (perdeu para o Borussia de Monchengladbach). "Branko" voltaría a deixar a Jugoslávia 4 anos depois para uma aventura na Turquia, primeiro no Fenerbahçe e depois no Besiktas. Terminou a carreira de treinador no final da década de 80, no seu clube do coração: o Estrela Vermelha.
Branislav Stankovic faleceu a 20 de Fevereiro de 2002, aos 80 anos, em Belgrado.

2 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Ricardo Vara;


Esta foto vem impressa num postal da «Editorial Inova» (ainda existe na Rua Gonçalo Cristóvão, Porto) propriedade do dirigente, o já tbm falecido Alfredo Borges, e que também lá está (entre o técnico e o Tibi).

Possúo diversos, está a côres (embora numa única, a... azul).

Sobre o técnico, temos ideia que era, sobretudo, na área física que se destacavam os seus treinos, mas era um gentleman. Residia na Av. da República, em VN Gaia, próximo da Câmara.

Tempos a ideia, de facto, que não chegou ao fim da época, tendo até sido «substituido» pela legenda do Clube, o grande Monteiro da Costa, já também falecido há anos (está sepultado, em jazigo de familia, no Cemitério de Arcozelo).

E como curiosidade, não referida, também lá se encontra (na foto) o
grande Rolando (seria a sua última época no Clube, depois de 15 anos
- com uma época emprestado ao velh Salgueiros), e o Cubillas, talvez o melhor estrangeiro a jogar no FC Porto e, quiçá, em Portugal.

Além do Rui, do Abel, do Dinis, do Seninho, do Gabriel, etc..

E essa grande dedicação, o tbm já falecido Vitor Hugo, massagista, que serviu po Clube em todas as modalidades, durante longos anos.

Obrigado, amigo, mais uma vez, pela «provocação» do reavivar de memória...

Um abraço.

Anónimo disse...

Bem só rir! O meu avô é o Alfredo Borges...

Oh anonimo será que ao fim de 3 anos vai ver isto? Conhece a Inova e tem postais e tal... ainda me conhece é a mim ahah

Abraço!