terça-feira, 8 de julho de 2008

A «foto do dia» - O bilhete do Anderlecht-FC Porto, pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões, época 2000/01

Hoje recuperamos a primeira e única eliminação do FC Porto em pré-eliminatórias de acesso à Liga dos Campeões. Foi na época 2000/01 que o FC Porto, de Fernando Santos, foi impedido pelo Anderlecht de chegar à fase de grupos da Champions.
O bilhete diz respeito ao jogo da 1ª mão, disputado a 9 de Agosto de 2000 no Estádio Constant Vanden Stock, em Bruxelas. O Anderlecht, de De Wilde, Stoica, Bart Goor, Radzinski, Aruna Dindane e Jan Koller, entre outros, venceu o FC Porto por 1-0 (golo de Koller aos 37') e garantiu uma vantagem que se revelaria fundamental para aceder à fase de grupos da competição. Além da derrota, esse jogou também ficou marcado pela grave lesão de Silvio Maric que, depois de marcar um golo mal invalidado pelo árbitro, acabou por chocar com um adversário e lesionar-se com gravidade nos ligamentos do joelho. Esse lance acabou por marcar a eliminatória, ou seja, na mesma jogada o FC Porto ficou privado de Silvio Maric e viu o árbitro anular-lhe um golo legal!
Depois de derrotado em Bruxelas, o FC Porto tudo fez para dar a volta à eliminatória mas, nas Antas, a 23 de Agosto de 2000, não foi além de um empate (0-0), seguindo os belgas para a fase de grupos.
Apesar de partilhar com o Manchester United o maior número de presenças na prova, nesse ano o FC Porto ficou de fora da Champions e foi reencaminhado para a Taça UEFA, vindo a atingir os Quartos-de-final da competição.

Sem comentários: