terça-feira, 30 de dezembro de 2008

A «foto do dia» - Nantes - FC Porto, Taça UEFA 1971/72

Recuamos à edição de 1971/72 da Taça UEFA com uma foto relativa ao jogo da 2ª mão da 1ª eliminatória entre o FC Porto e o Nantes (França).
Na foto, vemos os ‘capitães' do FC Porto (Pavão) e do Nantes (Henri Michel) a procederem à troca de galhardetes perante o olhar do trio de arbitragem. O jogo de Nantes disputou-se a 29 de Setembro de 1971 e terminou empatado 1-1 (Maas aos 77’ e De Michéle, na p.b., aos 87’). Apesar do bom resultado realizado em França, o FC Porto não evitou a eliminação, pois na 1ª mão tinha sido derrotado por 0-2 (Marcos aos 18’ e aos 81’).
Vitória de Setúbal, FC Porto e Académica foram as equipas portuguesas presentes na 1ª edição da Taça UEFA, depois de extinta a Taça das Cidades com Feira. O Vitória acabou por ser a única equipa portuguesa a avançar para a segunda fase. Os setubalenses eliminaram o Nimes (França), enquanto que a Académica se ficou pela 1ª eliminatória, depois de ser eliminada pelo Wolverhampton (Inglaterra).
Quanto ao FC Porto, acabou por ter um ano muito atribulado, com 4 treinadores durante a época: António Teixeira (até à 7ª jornada), Artur Baeta (8ª jornada), Paulo Amaral (até à 21ª jornada) e António Feliciano. No final, um decepcionante 5º lugar no campeonato nacional, e uma eliminação nas meias-finais da Taça de Portugal, marcou uma das nossas piores épocas a nível nacional.

Sem comentários: