domingo, 21 de dezembro de 2008

Sempre foram 9 vitórias consecutivas!

Foi pena o FC Porto não ter terminado o ano com uma vitória e numa altura em que a empatia entre a equipa e os sócios estava em crescendo. De qualquer forma, era difícil manter a dinâmica de vitória depois de 9 triunfos consecutivos. Mais cedo ou mais tarde voltaríamos a perder pontos. O problema foram aquelas duas derrotas consecutivas, frente a Leixões e Naval, que obrigam o FC Porto a correr atrás do prejuízo e a perseguir o lugar que era habitualmente seu por esta altura do ano. Um novo cenário que é um teste ao carácter e ambição dos tricampeões.
No empate (0-0) de hoje frente ao Marítimo, o FC Porto até nem fez uma má exibição mas a intensidade que colocou no jogo foi sempre demasiado baixa. Além disso, do outro lado esteve um Marítimo que, embora defendendo com muitos jogadores, foi uma equipa muito organizada e que só nos últimos minutos foi obrigada a despejar bolas para a frente.
O FC Porto entrou muito bem no jogo e criou oportunidades suficientes para chegar ao intervalo com uma vantagem de pelo menos um golo. Contudo, nesse período o Marítimo também se pode lamentar de uma bola na trave.
No segundo tempo, a atitude do FC Porto melhorou, houve mais pressão sobre a bola, mas a ansiedade e a falta de espaço nos últimos 30 metros arrastou o 0-0 até final. A verdade é que o FC Porto não soube responder aos desafios tácticos que o Marítimo lhe colocou. Os madeirenses jogaram com uma defesa baixa mas estiveram sempre bem posicionados em campo. Ou seja, hoje pedia-se ao FC Porto mais jogo pelas linhas e menos jogo interior.
Agora, se o Benfica vencer o Nacional voltamos a depender de terceiros para chegar à liderança. Mas nada de dramatismos porque o FC Porto é agora uma equipa mais consistente do que no início do campeonato.
A Liga regressa em Janeiro com o FC Porto a visitar o Nacional e com o objectivo claro de não perder mais pontos até ao decisivo ciclo de final de Fevereiro, e início de Março, com recepções ao Benfica e ao Sporting. Será nessa altura que jogaremos os nossos trunfos na Liga.

3 comentários:

Anónimo disse...

Então é que está a nossa cultura de exigência enquanto adeptos? O porto jogou bem?! quem ve o resumo até parece que houve de facto oportunidades, mas a verdade é que só conseguimos chegar a área em bolas paradas ou ressaltos fortuitos..
A equipa foi muito passiva e assim garanto que não vamos lá...

Eu só digo isto porque sei que o porto tinha obrigação de ganhar este jogo e houve um problema de atitude.
A equipa q ganhou ao arsenal tem q fazer melhor q isto;

A culpa mais um vez foi nossa (adeptos) que já andavamos a cantar campeões!... quando a equipa perdeu no inicio do ano deviamos ter sabido ser mais pacientes com uma equipa em construção, e agora é q temos q saber ser exigentes e criticos com uma equipa q pode e deve evidentemente fazer melhor, e não achar q isto (campeonato) são favas contadas..

A verdade é esta: não há! desculpas para este empate; tivemos o q merecemos (Todos!), foram pontos escusados que perdemos e a margem de erro é já quase nula.

Para terminar só enfatizar que não concordo que tenha sido com o leixoes e a naval q erramos; nessa altura deviamos ter aceitado q a equipa tava a dar o seu melhor e não fazia melhor q aquilo.. Agora depois de 9(!) vitorias e uma equipa já consolidada, isto não é admissível; acho q já é tempo de começarmos a dar mais atenção aos discursos cuidadosos e sérios do nosso professor..

dragao vila pouca disse...

Uma entrada forte e a prometer muito, mas que rapidamente se desvaneceu. A partir dos 20 minutos ligamos o complicador e deixamos de jogar, de pressionar, de criar perigo e fizemos com que o Marítimo acreditasse que podia conseguir um resultado positivo.
Melhor na segunda-parte, mas a saída tardia de P.Emanuel, fez que só na parte final, mais com o coração que com a cabeça, o F.C.Porto encostasse a equipa insular às cordas. Aí nesse período, faltou eficácia e alguma calma.
Resumindo dois pontos perdidos ingloriamente e numa altura importante.
Arbitragem habilidosa, de um trio que veio ao Dragão para provocar.
O facto de só ter mostrado o amarelo ao guarda-redes Marcos, aos 90 minutos, quando ele fez a mesma coisa o jogo todo, diz tudo.
Um abraço

Anónimo disse...

Julgo que podiam jogar mais uma a duas horas, tenho quase a certeza que não iriam marcar qualquer golo. Criaram poucas oportunidades e as criadas falharam é ex. o remate por cima do Bruno Alves a poucos metros da baliza.
Mas estamos a dar as hipóteses todas a concorrência, que estão piores do que nos…
Espero que a partir de Janeiro entrem com outra vontade.

UM BOM NATAL PARA TODOS
UM Abraço RUI - Vinhais