quarta-feira, 15 de julho de 2009

Continuamos o mesmo FC Porto!

Já tinhamos saudades! É bom voltar a assistir a um jogo dos «tetracampeões», 45 dias depois da Final da Taça de Portugal. Parece que foi ontem! Foi o primeiro teste mais a sério do FC Porto 2009/10. Ainda não suficientemente a sério porque do outro lado esteve um simpático Leixões, que é agora uma equipa muito diferente daquela que surpreendeu toda a gente na época passada. Foi natural que tenham perdido por dois golos de diferença (1-3).
Quanto ao FC Porto, não deu para tirar muitas conclusões, pois os primeiros jogos da pré-época servem mais para apurar a componente física do que para aperfeiçoar técnicas e automatismos. Ainda assim, houve um Belluschi que promete (o seu estilo é parecidíssimo ao de João Moutinho) e um Hulk arrasador. Para ele não há pré-época!
Com a maior parte dos jogadores do FC Porto a serem utilizados apenas durante 45 minutos, é injusto avaliar o seu comportamento por aquilo que fizeram em tão pouco tempo. Uma conclusão podemos tirar, a "fome" de bola e de golos mantém-se. Além disso, a equipa continua a querer ser dominadora desde o início. Estamos descansados! Além da natural curiosidade em ver os reforços, o jogo frente ao Leixões também possibilitou ver o estado físico da equipa e o posicionamento de alguns jogadores. Por vezes, os treinadores "desviam" os jogadores para posições a que não estão habituados, de forma a testar a postura e a disponibilidade de cada um para assumir outras funções. Neste particular, merecem destaque as exibições de Nuno André Coelho e Tomás Costa.
Pela negativa, merece reparo a condição física de jogadores como Freddy Guarín ou Mariano Gonzalez (até nem jogou mal!), que voltaram a regressar das férias com peso excessivo, algo incompreensível num profissional. O FC Porto sempre nos habituou a não descurar estas coisas. Lembram-se de Sérginho Baiano? O jogador brasileiro foi contratado ao Paços de Ferreira, em 2003/04, mas chegou ao estágio de pré-época tão pesado que José Mourinho ficou irritadíssimo com a sua falta de profissionalismo, acabando o brasileiro por ser dispensado.
Não defendemos um castigo tão pesado para Guarín e Mariano, mas o FC Porto deveria aplicar a ambos um plano específico de diminuição de peso. «Bundas grandes» é que não!
Agora, segue-se a apresentação aos sócios. Um jogo que surge num momento invulgarmente prematuro, em virtude da participação do FC Porto na 'Peace Cup'. Não é habitual o FC Porto apresentar-se aos sócios com pouco mais de uma semana de treinos. De qualquer forma, é provável que o Mónaco (presente pela 2ª vez na apresentação do FC Porto após a final de Gelsenkirchen) também não esteja nas melhores condições. Apesar de não esperarmos um jogo brilhante, vai ser engraçado ver tanta gente nova a pisar pela primeira vez a relva do Dragão com a camisola do FC Porto. E também não é de excluir uma surpresa...

6 comentários:

Pedro Silva disse...

Na minha modesta opinião e mesmo só tendo visto a 2ª parte desta partida, foi um bom jogo do FC Porto para o momento da época em que estamos.

Hulk mostrou a Falcão que terá de correr muito para ser o ponta de Lança Portista;

Nuno André Coelho esteve muito bem e mostrou poder ser adaptado a outra posição na defesa;

Alvaro Pereira esteve razoável por assim dizer;

Varela começou bem o jogo, mas com o passar do tempo foi ficando muito trapalhão;

E Beto esteve muito bem na baliza Portista, só não defendeu uma Grande Penalidade inexistente que foi muito bem marcada.

O Leixões foi também um adversário "macio" que deu alguma luta na 2ª parte.

Espero que o Porto jogue assim no Dragão no próximo Sábado.

Aproveito para convidar todos os Portistas, a visitar o Blog Mística Azul e Branca, que está em mudanças e a reforçar-se com vários e ilustres Comentadores.

Saudações Portistas!!!

Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode

Jorge disse...

simples, eficaz, fácil demais. venha sábado!

Costinha disse...

O Mariano foi dos melhores em campo e a sua fisionomia é aquela. Não percebo esse comentário.

Dragaopentacampeao disse...

Para primeiro jogo não foi mau, face à escassez de tempo de preparação.

Algumas notas sobre os novos:

Beto mostrou-se confiante, prometendo luta pela titularidade.

Nuno André Coelho esteve mais participativo que Maicon, mostrando qualidades.

Álvaro Pereira defendeu mal mas atacou muito bem. Mostrou velocidade, inteligência, decisão e visão na colocação da bola.

Belluschi compensa a sua estatura média com arte e técnica pouco comuns. Mostrou argumentos para se tornar rapidamente o patrão do meio campo. Jogador ofensivo, apareceu várias vezes desmarcado em posição de facturar. Aproveitou a primeira ocasião com classe e serenidade, falhando uma segunda por uma questão de... estatura.

Silvestre Varela não esteve feliz. Sentiu grandes dificuldades com o terreno escorregadio, ainda assim foi um avançado irrequieto que deu que fazer à defesa contrária.

Sobre os Tetracampeões:

Fucile pareceu-me pouco atento. Deixou o seu adversário directo muito solto, permitindo algum caudal ofensivo pelo seu lado. Ainda não se encontra bem fisicamente, o que até é natural.

Bruno Alves esteve à Bruno. Imperial e a meter na ordem alguns excessos matosinhenses.

Cissokho esteve brilhante e a jogar assim é evidente que só podia ter pretendentes. Ao que parece o Lyon vai mesmo dar os 15 milhões. Tenho pena pelo lado desportivo mas reconheço a oportunidade financeira.

Hulk continua incrível... enquanto o permitirem claro! A corja de apitadores já estudaram bem a lição e até neste tipo de jogos não conseguem disfarçar. Está visto que vai ser sempre assim, a sofrer faltas, a levar forte e feio e...nada! Ou melhor, falta ao contrário!

Em conclusão, continua a haver matéria prima para continuarmos a ambicionar títulos.

Um abraço

deuses disse...

Caros amigos boa tarde
Gostaria que lessem e comentassem...

http://deusesdabola.blogspot.com/2009/07/nova-vida-de-lucho.html

Obrigado e abraço

Bárbara Sá disse...

eu AMO O PORTO MAIS QUE TUDO!
é o meu clube e vai ser para SEMPRE +.+
o meu jogador preferido é o bruno alves amo-o!
e gosto muito do beto, do guarin do rafa, do sereno e do raul meireles :$
AMO O PORTO COM TODO O MEU CORAÇÃO!