segunda-feira, 27 de julho de 2009

«Curiosidades FCP» - FC Porto - HJK de Helsínquia, Taça dos Clubes Campeões Europeus 1988/89

Recordamos mais uma eliminatória europeia do FC Porto. Desta vez, recuamos à 1ª eliminatória da Taça dos Clubes Campeões Europeus 1988/89, disputada entre o FC Porto e o HJK de Helsínquia, com o programa oficial (em cima) do jogo de Helsínquia e o ingresso (em baixo) do jogo das Antas.
Apesar de ser um clube relativamente modesto a nível europeu (actualmente, ocupa a posição 231 (!) no ranking da UEFA), o HJK foi 21 vezes campeão da Finlândia e venceu 10 Taças do seu país.
A 1ª mão da eliminatória disputou-se nas Antas, a 7 de Setembro de 1988, e marcou a estreia de Quinito em jogos das competições europeias (a 2ª eliminatória, frente ao PSV Eindhoven, marcaria a sua curta passagem pelas Antas). O jogo acabou por ser relativamente fácil para o FC Porto, que venceu os simpáticos finlandeses por 3-0 (Madjer aos 6', Sousa aos 22' e Rui Águas aos 75').
Algo surpreendentemente, fomos derrotados em Helsínquia, por 2-0!
O jogo do Estádio Olímpico disputou-se a 5 de Outubro de 1988 e, apesar da eliminatória nunca ter estado em perigo (o segundo golo dos finlandeses foi marcado no final da partida), a atitude do FC Porto deixou muito a desejar. Uma derrota por 2-0 (Valla aos 53' e Kanerva aos 84') deixou bem evidente que o «FC Porto de Quinito» não possuía dimensão europeia.
Reparem que, na capa do programa oficial, os finlandeses colocaram um «onze» do FC Porto da época anterior e o primeiro (!) emblema da história do clube, ainda sem o brasão da cidade do Porto (uma 'gaffe' simpática e desculpável!).
Depois do HJK, seguiu-se o PSV Eindhoven, na 2ª eliminatória.

Sem comentários: