quinta-feira, 23 de julho de 2009

Um treino antes da 'Peace Cup'

Mais um jogo de pré-época, mais uma vitória. Apesar dos jogos de preparação não valerem pontos, o que é certo é que ajudam a ganhar confiança e a criar uma dinâmica de vitória. O FC Porto quer ganhar sempre!
Hoje, o Dinamo de Bucareste não foi o melhor dos adversários. Os romenos até se preocupam em trocar a bola, mas são demasiado lentos e previsíveis. Ou seja, foram um teste 'soft' para o FC Porto.
Mas o primeiro destaque do jogo deve ir para a numerosa presença de público em Albufeira. O FC Porto 2009/10 já ganhou a empatia dos adeptos.
Ao 4º jogo de preparação, estávamos curiosos para ver o comportamento da equipa com aquilo que foi um corpo estranho ao «onze» no início da pré-época, o ponta-de-lança clássico. Contudo, Jesualdo guardou a experiência apenas para a segunda-parte, altura em que o jogo ficou demasiado trapalhão e quezilento.
Apesar de nos 3 jogos anteriores o FC Porto não ter utilizado nenhum dos pontas-de-lança (Falcão, Farías e Orlando Sá) do actual plantel, a verdade é que a equipa até foi capaz de marcar 3 golos em cada um dos jogos realizados.
Curiosamente, o jogador (Hulk) que foi utilizado nessa posição não marcou nenhum dos 10 golos que o FC Porto apontou até ao momento. Daqui não se deve retirar nenhuma conclusão, pois até gostamos mais de ver jogar Hulk ao lado de um clássico avançado-centro.
Pelo que vimos hoje, Falcão e Farías vão ter que lutar por essa posição, pois é pouco provável que Jesualdo utilize os dois em simultâneo.
Quem voltou a confirmar que é super-candidato a ganhar um dos três postos da frente de ataque do FC Porto é Silvestre Varela. E se ao 'Drogba da Caparica' juntarmos o indiscutível Hulk, fica a sobrar apenas um lugar...
No jogo de hoje, também merecem destaque as actuações de Maicon (não perdeu nenhum duelo individual), de Nuno André Coelho (mostrou grande disponibilidade e atitude), de Freddy Guarín (mesmo sem deslumbrar, realizou o seu melhor jogo desde que chegou ao FC Porto) e de Valeri (esteve pouco tempo em campo, mas jogou simples e de cabeça levantada, é um altruísta!).
Apesar de ainda ser cedo para tirar conclusões, parece-nos que um possível «onze» do FC Porto 2009/10 talvez ainda não consiga atingir o brilhantismo da equipa da época passada, pelo menos nesta fase. No entanto, também nos parece que existem agora mais e melhores soluções no banco de suplentes.
Agora, segue-se a 'Peace Cup', uma competição que o FC Porto não deve abordar como apenas mais um torneio de pré-época, pois o prestígio e prémios envolvidos "convidam-nos" a encarar a prova de outra forma. Ou seja, a nossa época começa Segunda-feira!

2 comentários:

Armando Pinto disse...

Jogo para a gente ver a malta nova e matar saudades de Futebol... Clube do Porto. Gostei do equipamento (azulado)dos nossos guarda-redes, que não tinha sido usado na apresentação. Ah, e gostei, também, daquela grande defesa do Beto, mas especialmente... do golo do Varela.

Pedro Silva disse...

Também gostei desta partida, apesar de o adversário não ter dado muita luta, mas sim muita porrada (o Hulk fartou-se de levar nas pernas!!!).

Sinceramente, aprecio mesmo muito um ataque móvel com Cebola, Hulk e Varela, do que um ataque com um Jogador amorfo na área como é o Falcao ou até mesmo o Farias. Falcao jogou pouco, mas assim de rajada parece o Farias a jogar.

Belluschi tem algo que me agrada particularmente e que espero que este possa manter: Remata à baliza e ataca muito. Não é nem será o sucessor de Lucho.

De resto Beto esteve muito bem e mostrou que ao mínimo erro de Helton este tomará o seu lugar.

Nuno André Coelho é que não tem tido oportunidade de se mostrar muito, pois está tapado pelo Bruno Alves e o facto de Sapunaru e Miguel Lopes estarem ambos lesionados tem obrigado este Central a jogar a Defesa Direito... Até agora tem-se dado bem com a polivalência, mas o FC Porto também não defrontou adversários que dessem muito que fazer.

Segunda há mais...

Saudações Portistas!!!

Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode