sábado, 11 de julho de 2009

Um 'upgrade' de Ernesto Farías

Tal como tinhamos previsto, Falcão era, a par de Bergessio (San Lorenzo) e Luís Garcia (Espanhol), um dos alvos do FC Porto para substituir Lisandro Lopez, que, ao contrário de Lucho Gonzalez, foi transaccionado por uma verba condizente com o seu valor, 24 milhões de euros. O FC Porto vendeu caro!
A nível físico, o ainda ponta-de-lança do River Plate apresenta (demasiadas) semelhanças com Ernesto Farías (medem ambos 1,77m). No entanto, parece-nos um jogador mais móvel e dinâmico que 'Farígol'. Ao contrário de Farías, que chegou ao FC Porto com 27 anos, Falcão é um jovem com potencial e margem de progressão. A imprensa indígena considerou-o, aquando do interesse do Benfica, um dos melhores avançados do mundo. O 'Paixão pelo Porto' não vai tão longe, esperamos apenas que Radamel Falcao García Zárate tenha consciência que vai encontrar um futebol mais rápido e intenso do que aquele que é praticado na América do Sul.
Actualmente, o jovem colombiano é um dos ídolos dos 'hinchas' do River Plate, clube onde chegou com apenas 15 anos. Desde então, não mais parou de ser considerado uma das novas estrelas emergentes do futebol sul-americano.
É curioso que o ponta-de-lança mais desejado pelo FC Porto para substituir Lisandro foi companheiro de equipa de todos os argentinos que nos últimos anos chegaram ao FC Porto provenientes do River Plate.
Falcão já fazia parte do plantel principal do River Plate antes de Lucho Gonzalez deixar o clube, no Verão de 2005. Nessa altura, 'El Tigre' ainda não era muito utilizado no «onze» dos 'Millonarios', chegando mesmo a ser suplente de Ernesto Farías. Mais tarde, o jovem ponta-de-lança colombiano assumiu a titularidade e foi colega de outro argentino que agora chegou ao FC Porto, Fernando Belluschi.
Apesar do FC Porto seguir Falcão há mais de dois anos, o avançado do River não deixará de ser mais um jogador "desviado" da Luz. Esperemos que o altíssimo vencimento que vem auferir, tal como o de Cristian Rodriguez e Álvaro Pereira, não seja motivo para alguns companheiros se sentirem menos recompensados (foi assim que surgiram os primeiros amúos de Lisandro).
A (ainda não oficial) contratação de Falcão marca o regresso do FC Porto ao mercado argentino e ao River Plate. Este histórico clube de Buenos Aires está a tornar-se uma autêntica fonte de recrutamento para o FC Porto. Nos últimos anos, são vários os jogadores contratados pelo FC Porto que passaram pelo River Plate: Lucho Gonzalez, Ernesto Farías, Lucas Mareque, Fernando Belluschi e Falcão.
Até hoje, só Lucas Mareque não correspondeu. E atenção porque no River Plate não faltam jovens jogadores com potencial para vir para a Europa. Não será surpreendente se, no futuro, outros craques do River venham a ingressar no FC Porto.
Agora, com a iminente contratação de Falcão, o FC Porto deveria colocar a hipótese de vender Ernesto Farías e adquirir um ponta-de-lança com outras características, alto e possante. Aliás, este «FC Porto de Jesualdo» tiraria mais proveito de um avançado com essas características do que de um ponta-de-lança como Farías. O argentino tem 'faro de golo', mas nem sequer possui as características que Jesualdo aprecia num avançado, a potência e a mobilidade. Se o objectivo do Professor é ter alguém que possa disputar os últimos minutos de jogo "plantado" na área adversária, então talvez se justificasse a aquisição de um avançado com características diferentes das de Falcão e Farías. O FC Porto ganhava força e presença na área, e não perdia assim tanta mobilidade (garantida por Hulk e Cristian Rodriguez).

1 comentário:

Anónimo disse...

Faz admirar a novela que tem sido a sua vinda ou não, ao longo de qualquer coisa dumas duas semanas.Não é costume no Porto. Será que está reservado como surpresa para a apresentação oficial da equipa? Ou, talvez pensando noutros anos, será outro a aparecer, depois?