terça-feira, 11 de dezembro de 2007

O «cromo do dia» - Kostadinov

Foi um dos melhores e mais temíveis avançados que passaram pelo FC Porto.
Emil Kostadinov nasceu em Sófia (Bulgária) a 12/08/1967. Fez toda a sua formação juvenil no CSKA de Sófia onde, no final da década de 80, formou um fantástico trio de ataque com Hristo Stoichkov e Luboslav Penev. Foi 3 vezes campeão da Bulgária e venceu 3 Taças do seu país. Nessa altura era utilizado a extremo-direito e só depois de chegar ao FC Porto é que se tornou num temível e rapidíssimo avançado. Chegou ao FC Porto na época 1990/91 permanecendo nas Antas durante 4 épocas e meia antes de ser emprestado por 6 meses ao Deportivo da Corunha. Na época seguinte acabaría por realizar o contrato da sua vida ao assinar pelo histórico Bayern de Munique que representou durante 2 épocas tendo vencido uma Taça UEFA. Já na curva descendente da carreira, ainda jogou no Fenerbahçe da Turquia voltando ao CSKA de Sófia em 1997. Em final de carreira rumou ao México para jogar no Tigres mas essa aventura não correu como desejava e no ano seguinte regressou à Europa para jogar no Mainz da Alemanha.
No FC Porto, formou com Domingos uma dupla de sonho tendo os dois marcado, durante esse período, mais de metade dos golos da equipa.
Representou ainda a selecção nacional da Bulgária em 70 jogos, ajudando o seu país a qualificar-se para o Campeonato do Mundo de 1994 com uma exibição inesquecível em pleno Parque dos Principes marcando 2 golos à França e deixando os gauleses fora do Mundial.

Sem comentários: