domingo, 30 de dezembro de 2007

O que deve mudar em 2008?

Como 2007 está a terminar, vamos aproveitar para deixar alguns desejos/conselhos para o novo ano que está aí à porta. Começamos por aconselhar o Prof. Jesualdo a dar mais protagonismo a Adriano (na foto). Aliás, se a confiança no ponta-de-lança brasileiro fosse proporcional à que o Professor deposita em Hélder Postiga e Mariano Gonzalez, o FC Porto tería agora mais golos marcados. Já se percebeu que Jesualdo não aprecia as qualidades de Adriano, mas a sua entrega e profissionalismo deveríam ter outra correspondência por parte do técnico. Todos se recordam que o brasileiro foi um dos grandes responsáveis pelo título da época passada, isto depois de Jesualdo Ferreira o colocar na lista de empréstimos por alturas do Natal!
O segundo desejo prende-se com a contratação de um defesa esquerdo que neste momento não existe no plantel do FC Porto. Marek Cech, Lino e Fucile não têm características de um típico lateral esquerdo. O eslovaco é claramente um médio interior e a propensão ofensiva do brasileiro Lino faz dele um extremo (já na Académica era assim!). Resta-nos a adaptação de Fuclie para garantir solidez ao lado esquerdo da defesa. Lucas Mareque, Lino, Ezequias, Leandro ou Areias não faríam melhor!
Por último, desejamos que mantenham o vício de vitórias e o querer ganhar. A cultura do clube fará o resto!
Nas outras modalidades, gostaríamos que o FC Porto mantivesse equipas ganhadoras no Hóquei em Patins, no Andebol e no Basquetebol. Principalmente nas duas últimas porque, tanto Carlos Resende como Alberto Babo, merecíam um maior empenhamento do clube na construção de plantéis mais fortes, à imagem do trabalho que Ilídio Pinto tem feito no Hoquei, para evitar que o hábito de ganhar não se desvaneça quando o novo «Dragãozinho» for inaugurado. E já agora, queremos o regresso do Voleibol e do Ciclismo!

1 comentário:

Anónimo disse...

Amigo Ricardo Vara:


Bem feita a sua:
«radiografia/diagnóstico/desejo».

- No futebol, é incompreensível, de facto, a «troca» de Adriano por Postiga. Nem é caso de, como diz, de «protagonismo», mas... mais oportunidades a um jogador que nos deu o título época passada;

- No basquetebol, e no andebol, peça-se é que estas modalidades continuem... Assim como no hóquei que o Senhor ILIDIO PINTO dure muitos anos.

Faço-me entender?

- E, por isso, me excluo até de reflectir sobre o seu desejo de regresso das modalidades ciclismo e voleibol.

- Por isso, até achei graça à sua expressão «Dragãozinho», referindo-se, concerteza, ao futuro Ginásio, perdão... Pavilhão (ora, com 2.000 lugares, como se chama?)


Um abraço


PS. Ainda espero a sua prometida reflexão sobre o Clube desde... 1982 (e não sobre o seu futebol).