domingo, 30 de dezembro de 2007

O «cromo do dia» - Péter Lipcsei

Péter Lipcsei nasceu a 28 de Março de 1972 em Karcincbarcika (Hungria). Fez toda a sua formação juvenil no Ferencvaros que representou durante 14 (!) épocas sendo actualmente considerado um dos símbolos do clube magiar, e ainda representou a Selecção da Hungria em 58 jogos.
Lipcsei foi um médio de transição que defendia e atacava com a mesma competência e eficácia. A facilidade que tinha em chegar à área adversária valeu-lhe, na época 1994/95, a fantástica marca de 14 golos marcados em 28 jogos realizados no Ferencvaros (na foto). Na época seguinte mudou-se para as Antas. No FC Porto, de Bobby Robson, foi campeão nacional tendo participado em 23 jogos e marcado 6 golos, e ainda venceu uma Supertaça Cândido de Oliveira. A promissora carreira que então iniciava foi interrompida no final dessa época por uma grave lesão nos ligamentos do joelho. Seguiu-se uma delicada operação e respectiva pausa para recuperação, que acabou por não correr como desejava porque depois da intervenção cirurgica perdeu muitas das qualidades que fizeram dele um dos melhores centro campistas de sempre do futebol húngaro. Na época seguinte sería emprestado ao Sp. Espinho, mas a longa e complicada recuperação não lhe permitiu jogar e voltaría, na época seguinte, à Hungria e ao Ferencvaros. No Ferencvaros voltou a jogar com regularidade e o prestígio que ainda mantinha levou-o à Áustria para representar o Austria Salzburg em 1998. Jogou duas épocas na Liga austríaca antes de regressar à Hungria e ao seu clube do coração, que ainda representou durante 6 épocas, para aí terminar a carreira.

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Ricardo,
Localizei uma foto do lipcsei com a camisola do FC Porto. Num site húngaro, se achares interessante. Cá vai http://probaurijozsi.mindenkilapja.hu/gallery/19853139/renderimage/9565139/

por fim, obrigado pelas recordações que colocas e possibilitas.
abraço portista.