domingo, 20 de janeiro de 2008

«Curiosidades FCP» - Os títulos de Vitor Baía

Aos 19 anos foi pela primeira vez chamado à equipa principal do FC Porto por Artur Jorge, num jogo frente ao Vitória de Guimarães em Setembro de 1989. A partir daí, não parou de coleccionar títulos. Actualmente, Baía é o jogador de futebol com mais titulos a nível mundial, conquistou 32! Logo a seguir surgem Pelé, Rijkaard e Marius Lacatus que venceram 25 cada um. Dos 32 títulos conquistados por Baía, 26 foram ao serviço do FC Porto!
Além dos títulos conquistados, Vitor Baía também coleccionou algumas distinções individuais. No início da carreira, em 1993, foi eleito pelo Jornal "L'Equipe" o Melhor Guarda-Redes do Mundo e no ano seguinte seria considerado Guarda-Redes do Ano pela "European Sports Magazine". Curioso é que 10 anos depois voltou a obter uma distinção individual, quando em 2004 recebeu o Prémio UEFA para o Melhor Guarda-Redes da Europa. Quando representava o FC Barcelona, Baía também foi eleito pelo Jornal "A Marca" o Melhor Guarda-Redes do Ano, na época 1996/97.
E já agora, sabiam que na cápsula do tempo, enterrada pela UEFA aquando do seu jubileu de ouro em 2004, foi colocado um par de luvas do Vítor?

1 comentário:

Unknown disse...

simplesmente o melhor guarda redes do mundo de todos os tempos.