segunda-feira, 4 de agosto de 2008

«Curiosidades FCP» - O Dynamo que defrontou o FC Porto em 1987

Foi uma das gerações de ouro do futebol da ex-União Soviética aquela que se cruzou com o FC Porto em 1987. Essa eliminatória da Taça dos Campeões Europeus marcou o final de um ciclo no futebol do Dynamo de Kiev que até essa altura monopolizava o futebol soviético e da Europa de Leste.
Tudo começou com a contratação do técnico Valeriy Lobanovsky que chegou a Kiev em 1984 na sua segunda passagem pelo clube como treinador. Ao saber e à argúcia da «velha raposa» juntavam-se alguns jovens que marcaram uma era no futebol da ex-URSS: Baltacha, Belanov, Blokhin, Zavarov, Demianenko, Kuznetsov, Vasili Rats, Mikhailitchenko e Yakovenko, entre outros, ficaram para sempre ligados a um dos melhores períodos do futebol soviético e cruzaram-se todos com o FC Porto na meia-final da Taça dos Campeões Europeus, época 1986/87. Na época anterior, o Dynamo tinha vencido a Taça dos Vencedores das Taças depois de bater o At. Madrid na Final por 3-0 (Zavarov aos 5', Blokhin aos 85' e Evtushenko aos 88'), sendo considerado no ano seguinte um dos candidatos a vencer a Taça dos Campeões Europeus. Antes de se cruzar com o FC Porto nas meias-finais, o Dynamo eliminou o Beroe Zagaro da Bulgária, o Celtic de Glasgow e o Besiktas da Turquia (com um parcial de 7-0 nas duas mãos!). Chegados ás meias-finais, havia três possíveis adversários: FC Porto, Bayern ou Real Madrid. Acabou por ser o FC Porto a colocar um ponto final no sonho do Dynamo e nessa geração de futebolistas que emergiu em Kiev durante os anos 80. Três anos depois, Valeriy Lobanovsky deixou o clube.
Mas o último suspiro daquela geração acabou por ficar guardado para o Verão de 1988 quando a Selecção da URSS foi derrotada (2-0) na Final do Euro 88 pela Holanda. Foi nessa altura que se fechou um dos mais brilhantes ciclos do futebol soviético. Apesar de hoje em dia já não ser a equipa temida de outrora, o Dynamo de Kiev continua a dominar o futebol ucraniano, tendo já conquistado, desde o desmantelamento da URSS, 11 campeonatos e 7 Taças da Ucrânia.

Sem comentários: